Serra Digital: município economiza um milhão de páginas de papel

O número equivale a mais de 50 árvores que deixaram de ser cortadas

Serra Digital: município economiza um milhão de páginas de papel

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

A Prefeitura da Serra economizou, nos últimos 12 meses, cinco toneladas de papel com a implantação de diversos serviços que estão sendo ofertados pela internet. O número equivale a mais de 50 árvores que deixaram de ser cortadas para virar papel e a mais de 1 milhão de páginas que foram economizadas.

São 110 novos serviços implantados neste período, totalizando mais de 15 mil processos eletrônicos autuados até o momento. A Serra conta com quase nove mil usuários cadastrados e aprovados no portal de serviços digitais.

Os números fazem parte do projeto Serra Digital. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, comenta que os números demonstram claramente que a Prefeitura está caminhando a passos sólidos rumo à transformação digital dos processos e serviços da administração municipal.

Os serviços em meio digital trazem maior comodidade para os usuários que podem acessar de qualquer lugar, maior transparência já que o usuário pode acompanhar diariamente o andamento, eficiência, celeridade e também menor custo de armazenagem, e mais segurança. “Além desses benefícios, ainda há a geração de economia nos recursos gastos na impressão de documentos e com armazenagem de papel. Podemos destacar também a capacidade de usabilidade muito grande, ou seja, o sistema é fácil de usar, facilitando a vida do munícipe e também do servidor municipal”, pontua Pedro.