Prefeitura publica medidas de prevenção à Covid-19 nas repartições públicas

Além das regras de distanciamento social durante o expediente presencial, outros procedimentos preventivos deverão ser seguidos por todos

Prefeitura publica medidas de prevenção à Covid-19 nas repartições públicas


Texto: Andreia Soares - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

A Prefeitura da Serra estabeleceu medidas a serem adotadas nas repartições públicas municipais para garantir a segurança de servidores e munícipes, em virtude da pandemia da Covid-19. 

Além das regras de distanciamento social durante o expediente presencial, outros procedimentos preventivos deverão ser seguidos por todos, conforme Decreto nº 949, de 1º de março de 2021. 

Veja abaixo algumas das principais medidas:

- Intensificação da limpeza e desinfecção das superfícies e objetos tocados com frequência pelos servidores, como maçanetas, portas, janelas, corrimãos, armários, gaveteiros, teclados, mouses, computadores, aparelhos telefônicos, filtros e bebedouros;

- Reforço da limpeza dos pisos, equipamentos e sanitários;

- Abertura de janelas e portas das salas, priorizando, sempre que possível, a ventilação natural dos espaços;

- A realização de reuniões, sempre que possível, deverá observar as regras de distanciamento social, ou ocorrer, preferencialmente, por teleconferência ou videoconferência;

- Obrigatoriedade do uso de máscara facial para acesso e permanência nas repartições públicas;

- Não se recomenda o uso de luvas para serviços administrativos, deve-se realizar a higienização frequente das mãos com água e sabonete líquido ou álcool a 70%;

- Disponibilização de fácil acesso às pias providas de água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis ou álcool a 70% em pontos estratégicos;

- Evitar o compartilhamento de objetos entre servidores e usuários, como calculadoras, computadores, bancadas, canetas, blocos de anotação, entre outros;

-  Disponibilizar bebedouros de torneira e copos descartáveis, vedado o uso de bebedouros de pressão;

- Servidores e demais colaboradores que apresentarem sinais ou sintomas compatíveis com a Covid-19 ou contato com caso confirmado da doença, deverão comunicar à chefia imediata, que solicitará ao mesmo procurar o serviço de saúde de sua preferência para avaliação, antes de comparecer ao serviço.

Secretarias envolvidas

Outros diversos procedimentos são citados no decreto divulgado no Diário Oficial da Serra, do dia 2 de março de 2021. O documento mobiliza as Secretarias Municipais de Saúde, Defesa Social e Planejamento Estratégico, que deverão propiciar ambientes seguros e com acesso adequado às tecnologias, de forma a garantir o bom andamento dos serviços prestados aos munícipes, sejam eles presenciais ou on-line.