Serra inaugura a maior UPA do Estado neste sábado (14)

Essa é a terceira UPA da Serra. As outras duas estão localizadas em Carapina e Serra-sede, e atendem entre 14,5 e 16 mil pessoas por mês, além de atender por ano 10 mil usuários de outros municípios.

Serra inaugura a maior UPA do Estado neste sábado (14)


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A partir deste sábado (14), a população da Serra já pode contar com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a UPA de Castelândia, que será inaugurada às 10 horas. Seu efetivo funcionamento será no dia seguinte, domingo (15), às 7 horas. O investimento nas obras foi de R$ 9 milhões, e estão previstos mais de 25 mil atendimentos por mês no local.

“Vamos entregar uma estrutura de saúde moderna para a população, que vai se somar às outras duas Upas já existentes. A UPA de Castelândia vai atender os moradores das regiões de Jacaraípe, Nova Almeida e Feu Rosa, além de outros municípios, e ampliar o atendimento às demandas de urgência e emergência”, destacou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

A Serra é o único município do Estado com três UPAs. A nova estrutura amplia o acesso da população e descentraliza o atendimento de urgência e emergência. A nova UPA é adjacente aos bairros de Jacaraípe, Nova Almeida, Castelândia, Feu Rosa, Manguinhos e Vila Nova de Colares.

A UPA de Castelândia adota o modelo de gestão compartilhada, que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo já foi implantado em Carapina e, em breve, será implantando também em Serra-Sede.

“O funcionamento será 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados, com acolhimento por meio de classificação de risco, conforme protocolo adotado, priorizando o atendimento dos casos de urgência e emergência e nunca perdendo a visão do atendimento humanizado”, informou Audifax.

Na UPA de Castelândia serão oferecidos atendimento médico adulto e pediátrico; atendimento odontológico; exames radiológicos e laboratoriais; administração de medicamentos; salas de urgências adulto e infantil; e leitos de observação adulto e infantil.

O projeto arquitetônico incluiu ainda um segundo pavimento para o setor administrativo, refeitório e auditório. As estruturas são ecologicamente corretas, com painéis solares e aproveitamento da luz natural nos ambientes.

A área é de, aproximadamente, 2.300 metros quadrados, e inclui ainda na área externa guarita, abrigo de ambulâncias e estacionamentos de pacientes e de funcionários. Haverá também um ponto de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).