Combate à dengue: equipes da Prefeitura da Serra fazem mutirão e chamam a população para lutar junto

Ação na região da grande Jacaraípe vai durar 15 dias.

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou um mutirão, na região da grande Jacaraípe, visando combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Essa é uma das ações realizadas pelas equipes da Prefeitura da Serra, em combate à dengue. Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde também reforçaram os trabalho em campo.

As equipes da Sedur aproveitaram a mobilização para identificar irregularidades cometidas pela população, como o descarte de lixo em locais impróprios, além de identificar pontos onde há necessidade de capina e limpeza em terrenos particulares.

O setor responsável pelo mutirão é a Fiscalização de Obras e Posturas, ligado à Sedur, que irá percorrer rua por rua até alcançar o objetivo. Para isso, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 15 dias.

Não para por aí!

Depois de Jacaraípe, será a vez das comunidades de Portal Jacaraípe, Feu Rosa e Vila Nova de Colares, locais com alto índice de proliferação do mosquito.

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Claudio Denícoli, explicou que o objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar. "Nossa mobilização é, também, para sensibilizar para que todos ajudem no combate, por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água. Queremos envolver toda a sociedade nesse processo. Sem ter a população engajada, não teremos como eliminar os focos do mosquito", salientou.

Pontos de hidratação à disposição da população

Os trabalhos de combate à dengue estão sendo intensificados não só no combate ao vetor como, também, na assistência aos pacientes sintomáticos.

Nesta segunda-feira (6), das 7h às 19 horas, a Saúde da Serra abriu mais um ponto de hidratação para pacientes com a doença. O atendimento será de segunda a sexta-feira, no prédio da extinta Maternidade de Carapina, localizada ao lado do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, por livre demanda.

O serviço segue o protocolo de manejo da dengue, que inclui atendimento médico ou do enfermeiro e, havendo necessidade, serão realizados exames clínicos e laboratorial e, se for preciso, o paciente será medicado e hidratado.

Essa força-tarefa, que objetiva a redução do número de casos positivos para a doença no município, começou no Carnaval e, desde então, só se torna mais robusta. Nos dias 20, 21 e 22, a Unidade Regional de Boa Vista virou ponto de hidratação, nesses três dias.

Desde 20 de fevereiro, a Unidade Regional de Feu Rosa oferece esse serviço, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Não há necessidade de agendar.

Agora, na Unidade Regional de Novo Horizonte também foi montado um posto de cuidados voltados aos pacientes com sintomas de dengue, seguindo os mesmos critérios dos demais pontos de assistência aos pacientes sintomáticos. Em Novo Horizonte, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Sintomas

Quando falamos em casos suspeitos de dengue, devemos estar atentos aos sintomas, entre eles: febre acompanhada por pelo menos mais dois sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, pequenas manchas avermelhadas pelo corpo, dor no corpo, cansaço, dor nas articulações.

Agentes de combate à dengue em campo

No final de semana, 4 e 5 de março, os agentes de combate à endemia da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) seguiram em campo, desenvolvendo trabalhos de combate ao vetor em regiões onde há grande incidência de casos positivos para a doença.

Durante todo o mês de março, o fumacê vai passar pelos bairros da Serra todos os finais de semana, isso sem contar com o serviço já realizado de segunda a sexta. Também haverá ações bloqueio de transmissão sendo desenvolvidas com oito equipes.

Parcerias entre a Prefeitura da Serra e as comunidades estão sendo alinhadas para trabalhos em conjunto nos finais de semanas seguintes, incluindo descarte de inservíveis.