Serra poderá ter laboratório de inovação

A possibilidade foi discutida em uma visita à Findeslab nesta sexta-feira (17)

Serra poderá ter laboratório de inovação


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação/Seplae-PMS

A Serra poderá ter um laboratório de inovação, no modelo do Findeslab. A possibilidade foi debatida em visita técnica realizada por uma equipe da Secretaria de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação (Seplae) à Findeslab na última semana.

Segundo os representantes da Seplae, a ideia é que alunos de escolas públicas e privadas tenham acesso a equipamentos de última geração para desenvolver projetos escolares voltados para atender demandas das empresas serranas com o apoio de professores e profissionais especializados.  

A visita teve como propósito também conhecer o espaço para iniciar tratativas de parceria com a Findes com o intuito de desenvolver ações que ampliem a utilização do espaço pelas indústrias serranas, principalmente as micro e pequenas indústrias.

A ação é parte do programa “Serra, Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável” que tem como objetivo desenvolver projetos para transformação inteligente da Serra até 2040. As ações do programa também atenderão às metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Participaram da visita os seguintes representantes da Seplae: o diretor de infraestrutura, Danúbio Marinho, o subsecretário de TI, Kleyson Musso, a diretora do Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, Daniele Frasson e, ainda, o coordenador de suporte, Kleiton Barcelos.

Findeslab –  uma iniciativa conjunta da Findes e do Senai que promove inovação da indústria capixaba. Funciona como um ponto focal para as empresas e empreendedores que buscam desenvolver ideias e soluções para o seu negócio.

Possui uma infraestrutura dividida em dois andares localizados no topo do edifício da Findes, em Vitória e contempla ambiente de trabalho colaborativo, espaço de prototipagem com equipamentos de última geração, tais como impressoras 3D, salas de reunião e uma área de convivência pensada para estimular conexões e networking com a comunidade que frequenta o espaço.