Serra realiza consulta pública e apresenta soluções para macrodrenagem

O encontro será realizado ao vivo pelo YouTube, e é aberto ao público.

Serra realiza consulta pública e apresenta soluções para macrodrenagem

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação-Secom/PMS

Ao longo do mês de abril, a Região Metropolitana da Grande Vitória será palco de eventos de consulta pública para fechamento de seu Plano Diretor de Águas Urbanas (PDAU).

Serão eventos virtuais conduzidos ao vivo pelo YouTube, sempre das 19 às 21 horas, para que a população tenha acesso às soluções concebidas para a gestão das águas pluviais e para o controle dos impactos das inundações em cada um dos municípios que compõem a região. E, nesta terça-feira (18), será a vez da Serra realizar seu evento.

Durante o encontro, a equipe responsável fará a apresentação das soluções técnicas elaboradas e seus benefícios, bem como exibirá mapas, tabelas etc. Os participantes poderão se comunicar enviando suas dúvidas e manifestações pelo chat do vídeo, de modo que todos os questionamentos serão respondidos até o final da reunião.

E, para aqueles que não puderem participar ao vivo, todas os vídeos permanecerão disponíveis para consulta posterior, sendo que eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas à equipe até o dia 27 de abril pelo link abaixo para que as respostas sejam enviadas posteriormente por e-mail. Além disso, todo o material desenvolvido pelo Plano está disponível para download e consulta no site oficial.

As consultas públicas municipais são realizadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com as prefeituras. Todas as Consultas Públicas acontecerão entre os dias 10 e 26 de abril.

Consulta Pública de Serra

Dia: Terça-feira, 18/04/2023

Horário: 19h às 21h

Link da transmissão

Consulta dos produtos do Plano

Link para envio de dúvidas posteriores (até 27/04)

Um pouco mais sobre o Plano

Este Plano Diretor de Águas Urbanas é parte integrante do chamado Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, o maior conjunto de projetos já capitaneado pelo Governo do Estado do Espírito Santo na esfera ambiental. Com financiamento do Banco Mundial e coordenado pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), o PDAU tem como objetivo a formulação de soluções que visam à redução dos sérios problemas acarretados pelas cheias na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Este Plano traz em seu escopo um grande diferencial, pois objetiva a elaboração de um projeto amplo com visão sistêmica e de execução participativa. Embora sob coordenação da Cesan, os trabalhos contam com um amplo grupo de apoio que reúne representantes das sete Prefeituras que compõem a Região Metropolitana, além da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), da Defesa Civil e da área acadêmica da Universidade e Instituto Federais do Espírito Santo (UFES e IFES). Além destes agentes, o desenvolvimento do Plano se apoia em contribuições oriundas tanto dos Comitês de Bacia Hidrográfica quanto da sociedade civil a partir de reuniões específicas e eventos de mobilização social.

Diante disto, o PDAU fornecerá ao Governo do Estado e Prefeituras um instrumento que garantirá uma visão ampla e futurista para a tomada de decisão no que se refere à questão da macrodrenagem na Região Metropolitana. Assim, os prefeitos poderão, uma vez em posse do PDAU, seguir de forma mais direcionada na busca por soluções sustentáveis aos problemas das cheias em seus municípios, independentemente de orientação política.