Serra reforça ações contra a dengue

As visitas dos agentes de combate às endemias estão focadas em visitas à área peridomiciliar.

Serra reforça ações contra a dengue

Texto: Angela Angius - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

Verão é sinônimo de cuidados redobrados com o mosquito da dengue. Para conter a praga que transmite a dengue, chicungunya e zika, a Secretaria Municipal de Saúde da Serra está intensificando as ações para evitar essas doenças.

Devido à pandemia do coronavírus, as visitas dos agentes de combate às endemias estão focadas em um novo método de atuação, com visitas à área peridomiciliar: frente, lados e fundos do quintal ou terreno.

São 72 agentes em campo que atuam no combate a focos do Aedes aegypti vistoriando residências e logradouros, com distribuição de telas para caixas d’água e passando as orientações ao morador sobre procedimentos para prevenção e combate a focos dos mosquitos.

Os agentes também realizam vistorias semanais em valas, ferro velho, terrenos baldios e grandes empresas. Além disso, o município da Serra recebe a aplicação do carro fumacê em todos os bairros duas vezes ao mês.

“Esse período de muitas chuvas e forte calor faz agravar essa questão. O mosquito da dengue tem hábitos domésticos e a população deve adotar uma rotina dentro da própria casa, desentupindo calhas, tampando caixas d’água, telando ralos e principalmente secando os vasinhos das plantas”, lembrou a Secretária de Saúde Sheila Cruz.

O cidadão serrano deve ficar atento, pois a dengue pode ser facilmente confundida com o novo coronavírus, apresentando sintomas semelhantes como dor de cabeça, no corpo e febre. “No momento em que o mundo corre contra o tempo para vencer a batalha da Covid-19, doenças como a zika, chikungunya e dengue merecem também toda a atenção, porque são transmitidas por um único mosquito que vem se adaptando constantemente nos espaços urbanos, ressaltou Sheila Cruz.