Furtos de fios de energia caem 83% neste ano

Furtos de fios de energia caem 83% neste ano

Texto: Eduardo Candeias - Foto: SESE

Os furtos de fios de energia na Serra reduziram em 83% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho de 2019, os gastos com furtos de fios somam cerca de R$ 136 mil. Já em 2018, no mesmo período, o prejuízo foi de cerca de R$ 800 mil.

A Secretaria de Defesa Social (Sedes), por meio da Guarda Civil Municipal, em parceria com órgãos de segurança, e a Secretaria de Serviços (Sese) estão trabalhando para evitar que esse tipo de roubo se repita.

A Sedes realiza fiscalizações, patrulhamento ostensivo e abordagens, enquanto a Sese substitui os cabos subterrâneos por cabos aéreos, o que dificulta a ação dos bandidos.

O secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida, orienta que o cidadão denuncie esse crime. “A qualquer hora do dia ou da noite, se alguém notar algum movimento estranho, com carros ou caminhões que não estejam identificados como prestadores de serviço da concessionária de energia, pode ligar para a polícia através do telefone 190. Nós pedimos que a população nos avise, sempre, ao perceber que estão roubando a fiação’, disse.

O secretário explica, ainda, que o dinheiro que não é gasto para substituir fios roubados é investido pela prefeitura na melhoria do sistema de iluminação pública da cidade.