Serra divulga calendário de retorno às aulas presenciais

Retomada das aulas presenciais será no modelo híbrido, com escalonamento

Serra divulga calendário de retorno às aulas presenciais


Texto: Andreia Soares - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) divulgou o calendário de retomada das aulas presenciais no modelo híbrido, com escalonamento das turmas, começando pelas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. A Sedu segue orientações do governo estadual, que na última sexta-feira (07), liberou o retorno das aulas presenciais aos municípios em alto risco dentro do Mapa de Risco da Covid-19. 

O calendário de volta às aulas presenciais na Serra fica dessa forma:
25 de maio - Crianças/estudantes - 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
31 de maio - Crianças/estudantes - 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
07 de junho - Crianças dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil

Atendimento normal a partir do dia 12

Na Serra, a partir desta quarta-feira (12) todas as Unidades de Ensino da Rede Municipal devem retomar a abertura diária com atendimento à comunidade escolar, de segunda a sexta-feira, em horário normal de funcionamento, cumprindo os protocolos sanitários, em virtude da pandemia do coronavírus. 

Responsáveis podem decidir sobre a volta dos estudantes

A Sedu orienta que diretores e equipes pedagógicas organizem o ambiente escolar para o retorno híbrido das aulas com segurança e destaca que as famílias vão poder decidir sobre a ida dos estudantes à escola ou se continuam participando unicamente das aulas remotas. Para isso, é necessário que pais e/ou responsáveis assinem o Termo de Manifestação de Interesse e entreguem na unidade escolar. 

Ambiente seguro

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes destacou que todas as decisões sobre o retorno das aulas presenciais no município, são resultado de uma Portaria Conjunta formatada com a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa).

“A Sedu e a Sesa da Serra tiveram o cuidado de unir técnicos que respaldassem uma volta segura a toda a comunidade escolar. Precisamos garantir que profissionais e estudantes estejam em um ambiente com segurança sanitária e tenham a tranquilidade para ensinar e para aprender”, declarou Alessandro Bermudes.

Outras turmas

As turmas em que não houver o retorno híbrido das aulas, conforme este calendário, deverão permanecer com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) remotas.