Serra se mobiliza para 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

A primeira pré-conferência aconteceu nesta quarta (31) e a segunda será nesta sexta (2), no Cras de Laranjeiras

Serra se mobiliza para 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Sílvia Barreto

A 15ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, acontece em julho, mas as pré-conferências já começaram. A primeira aconteceu nesta quarta-feira (31) e a segunda será nesta sexta-feria (2), ambas no Cras de Laranjeiras

Neste primeiro momento, foram discutidos dois eixos:
EIXO 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
EIXO 3 - Articulação entre segmentos : Como potencializar a participação social no SUAS?

Segundo a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social da Serra (Comasse) e facilitadora dos dois eixos acima citados "as pré-conferências da assistência social tem o objetivo de unir os representantes de vários segmentos sociais, para avaliar a situação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e construir propostas para as políticas públicas do setor. Este momento possibilita a mobilização e aproximação de todos os atores (gestores, usuários, trabalhadores e entidades) com os eixos propostos pela 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, proporcionando debates preparatórios e uma maior mobilização social para esse importante momento de fortalecimento da Política de Assistência Social, de forma democrática e participativa", explicou.

Para cada encontro serão disponibilizadas 100 vagas para o público, divididas da seguinte forma:
Usuários: 25 vagas
Trabalhadores do SUAS: 25 vagas
OSCs : 25 vagas ( Uma vaga para cada Organização)
Poder Público: 25 vagas

O participante poderá se inscrever em todos os dias ou escolher de acordo com sua preferência. Ao todo serão quatro encontros, realizados no modelo presencial, sempre no CRAS de Laranjeiras.

Próximas datas:
Dia: 02/06/2023 - 13h30 às 16h30
EIXO 5 - Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS .

Dia: 15/06/2023 - 9h às 12h
EIXO 1 - Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Dia: 16/06/2023 - 13h30 às 16h30
EIXO 4 - Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS .
Vamos fazer a diferença juntos! Participe!