Serra tem cadeira na mesa diretora de entidade nacional sobre finanças públicas

Fórum Nacional é referência técnica na gestão das finanças públicas municipais

Serra tem cadeira na mesa diretora de entidade nacional sobre finanças públicas


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Sefaz/Salvador-BA

Na última sexta-feira (08), o município da Serra ganhou posição de destaque no Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças, com a eleição do secretário Henrique Valentim como vice-presidente da entidade. 

A eleição ocorreu durante o encontro nacional do fórum, no qual o secretário Valentim participou como coordenador de uma das mesas temáticas, sobre a reforma tributária.

O Fórum Nacional é uma referência técnica na gestão das finanças públicas municipais, promovendo estudos e debates sobre assuntos que influenciam diretamente a gestão da receita e da despesa públicas das cidades do Brasil. Ligado à Frente Nacional de Prefeitos, reúne as médias e grandes cidades do país. São 412 municípios, que somados representam 61% da população e 74% do PIB nacional. 

A chapa eleita para liderar os trabalhos do fórum tem como presidente Giovanna Victer (Salvador/BA), com o secretário municipal da Serra, Henrique Valentim, na vice-presidência. Completam o quadro a secretária-executiva, Maíra Fischer (Recife/PE), e os representantes regionais do Nordeste, Lucivane Freitas (Petrolina/PE); do Norte, Rogério Ramos (Palmas/TO); do Centro-Oeste, André Luís Rosa (Aparecida de Goiânia/GO); do Sudeste, Aurílio Caiado (Campinas/SP); e do Sul, Flávio Alves (Joinville/SC).

“Estamos muito felizes com a escolha dos colegas e ao mesmo tempo cientes do tamanho da responsabilidade. As discussões, os estudos e as análises do Fórum Nacional auxiliam nas tomadas de decisões de gestores, prefeitos e secretários de todo o país. São discussões muito profundas, muito técnicas e importantes. Para a Serra, como é a maior cidade do Espírito Santo, é fundamental participar desses debates com destaque e é isso que pretendemos fazer”, afirma o secretário da Fazenda, Henrique Valentim. 

O evento reuniu cerca de 50 secretários municipais e prefeitos de 43 municípios, enviados por 17 estados da Federação. Com mais de 30 palestrantes, o encontro contou com oito mesas temáticas e duas palestras magnas, além de mais de 20 apresentações para fortalecer discussões da agenda fiscal e tributária e promover os principais temas da pauta econômica de âmbito nacional, mas focada nos municípios.