Serra tem redução de 9% no índice de homicídios nos últimos seis meses

Ao todo, foram 62 homicídios, sendo 6 destes na região de Planalto Serrano. Em junho, foram apenas 9 homicídios se comparados aos 14 do ano passado

Serra tem redução de 9% no índice de homicídios nos últimos seis meses

Texto: Miranda Perozini - Foto: Divulgação

A Serra continua colhendo bons resultados dos investimentos em segurança pública. De janeiro a junho deste ano, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) divulgado nesta sexta-feira (01), o número de homicídios apresentou redução de 9% em relação ao mesmo período de 2021.

Ao todo, foram 62 homicídios sendo seis destes na região de Planalto Serrano. Em junho, foram apenas nove homicídios se comparados aos 14 do ano passado. O perfil das vítimas, em geral, é masculino: 56 homens contra seis mulheres.

Para o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, esta redução se deve principalmente graças à parceria entre a Defesa Social do município e outras forças de segurança como Secretaria Estadual de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e Polícia Rodoviária Federal.

“Todas estas parcerias e essas ações fazem com que o município siga nesta linha, trabalhando pela redução de homicídios e aumento da sensação de segurança para a população”, comenta Joel Lyrio.

A diminuição dos índices de crimes contra o patrimônio também é um foco da gestão. “Agora, dentro do nosso planejamento estratégico traçado pelo prefeito Sergio Vidigal, focaremos nossas ações na prevenção e diminuição dos furtos e roubos de carros, motocicletas, e crimes contra patrimônio em geral”, acrescenta.

Ações em áreas de risco

As forças de segurança da Serra estão presentes nas chamadas zonas de risco do município. Em Planalto Serrano, onde foram registrados 6 homicídios de janeiro a junho deste ano, a Guarda Civil Municipal, junto do Departamento de Operações de Trânsito e a Polícia Militar, realizou operações integradas, visitas tranquilizadoras e ocupações educacionais e punitivas, visando aumentar a segurança da população no local.

A necessidade foi percebida com o auxílio do Observatório Municipal de Segurança Pública. “Diante disso, com apoio da Sesp, iniciamos um planejamento visando conter um aumento dessa violência.  Assim, realizamos junto à PMES uma ação de ocupação daquele território, visando trazer para população uma maior tranquilidade no seu ir e vir”, comenta o secretário Joel Lyrio.