Serra é a única cidade capixaba a aprender técnicas suecas de gestão do lixo

Foram selecionadas sete prefeituras e oito consórcios no Brasil

Serra é a única cidade capixaba a aprender técnicas suecas de gestão do lixo


Texto: Gabriela Conti - Foto: Pixabay

A Serra foi o único município do Estado a ser selecionado para participar do Programa de Treinamento sobre Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). 

O objetivo do programa é capacitar representantes municipais na elaboração e revisão de planos estratégicos de gestão de resíduos sólidos, para que eles atuem como multiplicadores. Faz parte da programação do treinamento uma visita técnica a Estolcomo, na Suécia, no próximo ano. Lá, os participantes vão poder conhecer de perto as melhores práticas do mundo. O treinamento deve passar ainda por São Paulo e Brasília.

As secretarias envolvidas na capacitação são a Procuradoria Geral do Município (Proger), a Secretaria de Serviços (Sese) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semma). 

"É uma oportunidade única de termos acesso a conhecimento e tecnologias de ponta em matéria de gestão de resíduo. Além de ser uma oportunidade de nos tornarmos um município referência nessa área no Estado. Estamos levando o nome do Espírito Santo para fora", comemorou o procurador Gilberto José de Santana Júnior, que será um dos três representantes da Serra no treinamento, junto com as servidoras da Sese Lorena Miossi e Vergínia Reis Rocha, ambas formadas na área de engenharia.

Lorena é formada em Engenharia Ambiental, Tecnóloga em Saneamento Ambiental, Engenheira de Segurança do Trabalho e Especialista em Vigilância em Saúde; e Vergínia, em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Ambiental.

De acordo com Gilberto, os requisitos para participar da seleção foram: o município ter um plano de resíduos a fazer ou um plano de resíduos que precisava ser revisado, como é o caso da Serra. Para ele, que é especializado em Direito Ambiental, o compromisso do município com a questão dos resíduos e a formação específica dos servidores foi primordial para o sucesso na seleção. 

O programa

Foram mais de 40 candidaturas recebidas, entre prefeituras e consórcios. Destas, foram selecionados os 15 participantes que atenderam aos requisitos indicados conforme edital publicado pela ABRELPE. Foram selecionadas sete prefeituras e oito consórcios.

O programa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA), com acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente.