Serra vai investir R$1,4 bilhão em obras, saúde e educação

As áreas que receberão as maiores fatias no orçamento são Educação, Saúde e Obras

Serra vai investir R$1,4 bilhão em obras, saúde e educação

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O orçamento da Prefeitura da Serra para o ano de 2020 prevê grandes e importantes investimentos que vão beneficiar os mais de 517 mil moradores da cidade. São recursos que serão destinados, entre outras coisas, para obras em diferentes bairros, construção de escola e creches, contratação de servidores por meio de concurso público, funcionamento da UPA de Castelândia e a tão aguardada inauguração e funcionamento do Hospital Materno Infantil, a partir de maio do ano que vem.

Além disso, projetos sociais vão melhorar a qualidade de vida da população mais carente, como, por exemplo, o auxílio-moradia para pessoas em situação de rua, e a manutenção do benefício do Pró-Família, programa municipal de transferência direta de renda que compõe o rol de ações de enfrentamento à pobreza na Serra.

O orçamento consolidado (que inclui Câmara Municipal e Instituto de Previdência dos Servidores da Serra- IPS) para 2020 é de R$ 1.702.160.000. Já o orçamento da Prefeitura da Serra é de R$1.474.465.000, sendo R$400.250.000 oriundos de convênios e empréstimos e R$ 1.074.215.000 de recursos próprios.

Os recursos provenientes de empréstimos, de acordo com a secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, vêm somar ao recursos próprios da prefeitura e contribuem para os investimentos no município, principalmente para a concretização de importantes obras. Lauriete destaca que o município da Serra tem nota A, atribuída pela Secretaria de Tesouro Nacional, por sua boa capacidade de pagamento e alto índice de solvência e liquidez. “Essa nota indica que o município tem prudência na contratação das operações de crédito. É um indicador de boa gestão, e confirma o compromisso e responsabilidade da prefeitura, que trabalha diariamente para ter todos os indicadores equilibrados”, afirmou.

Serão investidos R$ 323.583.550 em obras e equipamentos, como o início da obra da Rotatória do Dório Silva, implantação do binário da Avenida Norte-Sul, entrega dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) em Vista da Serra e Campinho da Serra, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Divinópolis, que será a segunda escola de tempo integral no município, além de obras de drenagem e pavimentação, construção de praças e muito mais.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou também que boa parte do orçamento será para o término das obras e funcionamento do Hospital Materno Infantil, que vai atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. “Além do funcionamento da terceira UPA do município, a UPA de Castelândia, que será inaugurada ainda neste ano”, disse.

O prefeito também adiantou que estão sendo finalizados os últimos acertos para divulgação do edital do concurso público. “Serão muitas vagas para diferentes áreas”, falou Audifax.

Além das obras, o orçamento da Prefeitura da Serra prevê R$491.050.000 para pagamento de pessoal e R$ 498.421.450 de custeio.

Educação, Saúde e Obras

As áreas que receberão as maiores fatias no orçamento são Educação, com R$429.715.000, Saúde, com R$281.310.000, e Obras, com R$203.420.000.

A Lei Orçamentária Anual foi enviada para a Câmara de Vereadores na última semana. A aprovação deve acontecer até o mês de dezembro.