Servidores da Saúde participam de palestra sobre saúde emocional em tempos de pandemia

Depois de um delicioso café da manhã, os participantes acompanharam as dicas do fisioterapeuta e especialista em Saúde da Família, o carioca Alexandre Nunes Curado, do grupo Saúde Vida

Servidores da Saúde participam de palestra sobre saúde emocional em tempos de pandemia


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

Respire fundo. Segure o ar por três segundos. Solte-o, bem devagar, durante mais três segundos. Repita esse processo pelo menos três vezes. Para melhorar a concentração, evite fazer isso em lugares com barulho. Caso não dê, tudo bem. Feche os olhos e pense em coisas boas. Esse exercício de respiração ajuda bastante a aliviar as tensões do momento, segundo o fisioterapeuta e especialista em Saúde da Família, o carioca Alexandre Nunes Curado, do grupo Saúde Vida.

Alexandre, que também é palestrante, teve uma conversa bem legal com os servidores da Saúde, na manhã desta quarta (22), sobre a “Saúde Emocional em Tempos de Pandemia”. Dentro desse pacote emocional está o estresse, a ansiedade, a síndrome do pânico, a depressão.

Mas, calma. Para Alexandre Curado, uma das formas de prevenir esses efeitos começa pela busca da informação correta sobre as doenças, sobretudo a Covid-19. Um dos caminhos são os profissionais da saúde e até mesmo as fontes bibliográficas, caso tenha acesso. Desconfie das notícias falsas.

Ser proativo. Ter atitudes preventivas e responsáveis também levam à segurança e, com isso, evita o medo, o estresse, o pânico. Mesmo vacinado, a máscara deve continuar sendo usada, assim como as mãos têm que ser mantidas limpas. Ah! Com água e sabão! Isso sem contar com o distanciamento social.

No caso de sintomas, não esperar para buscar ajuda médica também contribui com a redução da ansiedade e da culpa, arrematou o palestrante.

Durante o encontro sobre cuidados e saúde mental, o palestrante também salientou a importância de beber bastante água. Comer alimentos saudáveis, já que eles auxiliam na imunidade, também esteve em um dos pontos centrais, bem como a dica de tomar sol. Calma, explico: trata-se de uma exposição curta, 10 minutinhos, entre 10 e 16 horas. Assim, potencializará a vitamina D no seu organismo.