Servidores da Serra são homenageados por iniciativas inovadoras

Eles concorreram ao Prêmio Inoves 2022

Servidores da Serra são homenageados por iniciativas inovadoras

Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Os servidores da Serra que inscreveram projetos no prêmio Inoves 2022 receberam uma justa homenagem por conta das iniciativas. Além de ganharem um certificado, os participantes terão os feitos inscritos em suas fichas funcionais.

Forma oito projetos inscritos, sendo que desse montante quatro foram finalistas: Fazenda Digital acesso na palma da mão; Implantação da Tecnologia de Assistente Virtual da Vigilância Sanitária da Serra (Visa-On); Revitalização e Modernização do Orçamento Participativo, e ainda Aprovação e Licenciamento Integrado de Obras e Ambiental.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, comentou que mais importante que levar ou não a premiação são os resultados que todos os projetos apresentam para o município. “O cidadão é quem mais se beneficia com esse processo, porque o prêmio é uma forma de estimular ao desenvolvimento de mais serviços modernos e ágeis para a população. Nesse sentido a administração também é beneficiada, já que nosso papel é servir com eficiência”, afirma Pedro.

Um dos exemplos disso é o projeto de Aprovação e Licenciamento Integrado de Obras e Ambiental, implantado nas secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente. O representante da proposta, Jeferson Pimentel, comentou que o licenciamento ambiental, que a antes reunia oito processos, agora é condensado em um só e ainda que sete taxas se transformaram em apenas três. “O trabalho dos servidores ficou mais célere e conseguimos zerar o passivo desse tipo de processo. Para o cidadão também ficou melhor, porque além da rapidez, os procedimentos são mais claros e direcionados ao que realmente é necessário para garantir o desenvolvimento sustentável na Serra”, afirmou Pimentel.

O representante dos projetos da Secretaria da Fazenda, Eduardo Loureiro, pontuou que o projeto digital possibilitou a negociação de débitos com mais pessoas e consequentemente melhorou a arrecadação municipal. “Tivemos contato de pessoas que estão em diversos estados do Brasil e até mesmo um contribuinte que está na África. Todos puderam fazer a renegociação por WhatsApp”, disse Eduardo.

Pedro Trindade também falou sobre o programa de modernização OP. “Essa nova visão possibilitou a maior participação popular da história do Orçamento na Serra. O cidadão pode opinar sem precisar participar de nenhum evento. Mais uma vez, alcançamos nosso objeto, que é a participação popular nas decisões do município’, disse Pedro.

Já o representante do Visa-On, Marcos Tosta, se emocionou ao falar sobre os desafios para construir a ação e como ela é importante para os serranos. “Chegar até aqui não foi fácil, mas valeu a pena porque podemos dizer com orgulho que somos verdadeiramente servidores públicos. O projeto vai facilitar a comunicação com os usuários que tem respostas imediatas para questionamentos da vigilância”, afirma.

Sobre o prêmio:

O Prêmio Inoves é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba.

Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da Administração Pública e para valorização do servidor.

No contexto do programa, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizam a gestão, melhoram a vida do usuário (cidadão e/ou servidor) e transformam a realidade da gestão pública.

O objetivo principal é reconhecer os resultados potenciais e concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Conheça os projetos e os servidores participantes

1. APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO INTEGRADO DE OBRAS E AMBIENTAL

Gabriel Peixoto

Anailton Rogério