Servidores propõem projetos que podem economizar mais de R$600 mil na conta de energia

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra fez um protocolo de cooperação técnica com a EDP Espírito Santo para implementar um programa de eficiência energética no município. Durante oito meses, um grupo de servidores municipais participou de treinamentos e elaborou projetos e ações para serem implantados e que poderão gerar economia de R$5 milhões em 4 anos. Somente um dos projetos pode reduzir os gastos com energia em R$600 mil por ano.

Esses projetos fazem parte do Plano Municipal da Gestão de Energia Elétrica (Plange), que foi entregue na última quinta-feira (13) para o secretário de Administração e Recursos Humanos (Sead), Anckimar Pratissolli. Na ocasião, também foram entregues os certificados aos membros da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), que são servidores de diferentes secretarias.

O secretário de Administração, Anckimar Pratissolli, explicou que o plano visa combater o desperdício e promover o consumo racional de energia elétrica no âmbito municipal.

A Serra é um dos três municípios do Estado a participar do Programa Anual de Eficiência Energética da EDP com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cariacica e Ibiraçu também participam.

Na entrega do plano, na última quinta (13), participaram os representantes da EDP, Alexandre Rodello e Hugo Cardoso, e o instrutor do curso, Luiz Felipe Pacheco.

Ações

Nesse período de oito meses, algumas ações já foram realizadas, paralelamente ao treinamento. Uma delas, de acordo com os membros da UGEM, foi a regularização das informações das contas de energia de alguns imóveis públicos.

Algumas contas vinham com endereços diferentes de onde os imóveis públicos estão localizados de fato. Isso não trazia prejuízo nenhum para a prefeitura, pois os valores estavam corretos, mas a identificação não. "Com essa atualização, temos controle maior e mais preciso”, explicou o secretário Anckimar.

Outra ação muito importante proposta pelo grupo foi o levantamento e atualização das demandas energéticas contratadas pelas unidades da prefeitura consumidoras de média tensão. Isso significa a identificação da quantidade contratada por cada unidade e a quantidade realmente utilizada.

Foi observado que a demanda contratada para essas unidades estava em desacordo com o consumo real. Segundo a UGEM, são duas situações:

- consumo maior do que a demanda contratada: na ultrapassagem da demanda contratada paga-se multa.
- a demanda contratada é maior do que a utilizada: nesse caso tem-se a obrigação de pagar pelo valor contratado, seja ou não utilizada durante o período de faturamento

Somente essa medida, de adequação das demandas, pode gerar economia de R$600 mil por ano.

Além disso, os membros da UGEM também vão propor a colocação de etiquetas nas salas para conscientizar os servidores sobre a importância de adotar medidas que podem reduzir o consumo de energia, como apagar as luzes ao sair e desligar os computadores.

O Plange prevê diretrizes para o consumo de energia elétrica no período de 4 anos (2019-2022) podendo gerar uma economia de até R$ 5 milhões ao final desse prazo.