Servidores recebem treinamento para orientar empreendedores do turismo

Atividade capacitou a equipe do Ciampe na orientação e auxílio ao cadastro no Cadastur

Servidores recebem treinamento para orientar empreendedores do turismo


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Ciampe

A administração municipal da Serra tem se empenhado em ações integradas entre as secretarias para potencializar o empreendedorismo na cidade dentro das propostas do Programa Serra Cidade Empreendedora. Uma dessas atividades foi realizada na última sexta-feira (30) pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico (Sedep) e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur). 

Na ocasião, foi realizado um treinamento sobre o Cadastur, sistema do governo federal para o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Direcionado à equipe do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), o treinamento foi ministrado pelo turismólogo e diretor do Departamento de Turismo da Setur, Luciano Andrade. 

A atividade teve como objetivo capacitar a equipe do Ciampe na orientação e auxílio ao cadastro de empreendedores do setor turístico junto ao Cadastur, condição que facilita o acesso a financiamentos, cursos, feiras e demais atividades promovidas pelo Ministério do Turismo. 

“Estamos melhorando nossos processos porque reconhecemos que o atendimento é uma experiência de interação que entrega valor ao empreendedor. Com o treinamento, poderemos ampliar a oferta de serviços e inserir nos atendimentos do Espaço Empreendedor, a partir de outubro, essa sensibilização turística, tão importante com informações e orientações sobre o Cadastur, porque é bom para todos, seja prestador de serviços, órgão envolvido ou turista”, explica diretora do Ciampe, Rosilane Gripa. 

"O projeto Cadastur-Serra/CIAMPE tem por objetivo principal aproximar o empreendedor do ambiente do Cadastur. Potencializar o momento de atendimento oferecendo informações específicas da ferramenta, bem como, sua obrigatoriedade por lei, benefícios ao empreendedor e especialmente destaque na promoção e qualificação do cenário turístico do município”, disse Luciano Andrade, responsável pelo treinamento.

O que é o Cadastur?

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, como guias, agentes de viagens, em setores como hospedagem, transporte, gastronomia e eventos, entre outros. 

O cadastro é gratuito e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

 Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, o Cadastur tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Abaixo, o passo a passo de “como funciona”:

1º passo: No site do CADASTUR, na área do login, clique em “entrar com gov.br”;

2º passo: Entre com a senha do gov.br, caso inexista, clique em criar conta gov.br. Assim que finalizar seu cadastro na Plataforma Gov.br acesse a plataforma do CADASTUR e faça o registro do seu empreendimento turístico. É simples, basta seguir as orientações e inserir as informações pertinentes ao empreendimento. 

3º passo: O sistema pedirá o CNPJ e fará uma busca na Receita Federal, após o responsável pelo cadastro inserir as informações necessárias;

4º passo: O órgão delegado analisará a solicitação;

5º passo: O Certificado será disponibilizado no sistema do CADASTUR para emissão e tem validade por 24 meses.

Atenção, as informações do cadastro são fornecidas pelo prestador de serviços, que deve assumir a responsabilidade quanto a sua veracidade, no momento em que assina o Termo de Responsabilidade, pois o Ministério do Turismo não atesta a idoneidade dos prestadores cadastrados.

Para mais informações sobre valores, taxas de juros e prazos de pagamento, acesse o campo “Saiba mais” na página https://cadastur.turismo.gov.br