Setembro Amarelo: Dia do Abraço no terminal e palestra para adolescentes

Mostrar que a pessoa não está sozinha e pode buscar ajuda é o objetivo da equipe da unidade de Jacaraípe. O Dia do Abraço acontece quarta-feira (11), das 7 às 8 horas, no Terminal de Jacaraípe

Setembro Amarelo: Dia do Abraço no terminal e palestra para adolescentes


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, por isso é muito importante educar e esclarecer a população sobre o tema. As unidades de saúde de Jacaraípe e de Feu Rosa preparam ações especiais para suas comunidades.

Mostrar que a pessoa não está sozinha e pode buscar ajuda é o objetivo da equipe da unidade de Jacaraípe. O “Dia do Abraço” acontece quarta-feira (11), das 7 às 8 horas, no Terminal de Jacaraípe.

Além da equipe da unidade de saúde, estarão presentes os alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). A ideia é mostrar que um sorriso e uma palavra amiga podem modificar o dia de alguém que se sente desamparado.

Sábado (21) e no dia 05 de outubro, os professores do ensino fundamental do município receberão capacitação em temas relacionados à saúde mental infantojuvenil, entre eles, comportamento suicida.

O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8 às 12h. As palestras serão com o psicólogo e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Marcelo Kill, e com o mestre em psicologia institucional e especialista em violência e saúde, o psicólogo Getúlio Sérgio Souza Pinto. 

A unidade de Feu Rosa irá promover uma roda de conversa para adolescentes do bairro, com a presença de alunos de escolas da região. A ideia é esclarecer essa faixa etária sobre os serviços disponíveis no local e sobre a prevenção ao suicídio. O evento contará com a presença de psicólogas. Será realizado no período vespertino, em data a definir.