Setembro Amarelo: Dia do Abraço no Terminal de Jacaraípe nesta quarta (11)

A ideia é mostrar que um sorriso e uma palavra amiga podem modificar o dia de alguém que se sente desamparado

Setembro Amarelo: Dia do Abraço no Terminal de Jacaraípe nesta quarta (11)


Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Para levar um gesto de solidariedade e chamar atenção das pessoas para o Setembro Amarelo, a equipe da Unidade de Saúde de Jacaraípe vai promover o Dia do Abraço nesta quarta-feira (11), no Terminal de Jacaraípe. A ação acontece das 07 às 08 horas.

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, por isso é muito importante educar e esclarecer a população sobre o tema. Idosos alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) da prefeitura também vão participar do Dia do Abraço. 

A ideia da ação é mostrar que um sorriso e uma palavra amiga podem modificar o dia de alguém que se sente desamparado.

Programação Setembro Amarelo

A unidade de saúde de Feu Rosa irá promover rodas de conversa em seu auditório com o tema “Vamos Falar sobre Suicídio”, para esclarecer sobre os serviços disponíveis no local e sobre a prevenção.

Na terça-feira (17), às 9 horas, o evento será voltado para o público feminino, com a participação de psicólogo, assistente social, enfermeiros, farmacêuticos e representantes da Polícia Militar. Na terça-feira (24) e na quarta-feira (25), às 16 horas, será a vez dos adolescentes e a conversa acontece com alunos de escolas da região. 

Na unidade de Serra Dourada, até sexta-feira (20), acontecem rodas de conversa com o tema “É Preciso Falar para Aprender a Enxergar e Escutar”. Na segunda-feira (23) e quarta-feira (25), de 8h30 às 14h30, acontecem palestras com psicóloga, jogral e debate sobre o tema. Na terça-feira (24), universitários da Multivix estarão na unidade para reforçar a prevenção ao suicídio e dar esclarecimentos.

Na quinta-feira (26), haverá palestra com professor de educação física sobre os benefícios das práticas esportivas para a saúde mental, e também com uma psicóloga sobre a prevenção ao suicídio. Também haverá jogral, roda de conversa, atividades culturais e encerramento com coffe break.

No sábado (21) e no dia 05 de outubro, os professores do ensino fundamental do município receberão capacitação em temas relacionados à saúde mental infantojuvenil, entre eles, comportamento suicida. O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8 às 12h.

As palestras serão com o psicólogo e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Marcelo Kill, e com o mestre em psicologia institucional e especialista em violência e saúde, o psicólogo Getúlio Sérgio Souza Pinto.