Setur realiza 9° Encontro do Programa Fortalece turismo

O Programa foi lançado pela Setur no início de maio e conta com a parceria do Sebrae

Setur realiza 9° Encontro do Programa Fortalece turismo


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Bianca Oliveira/Secom-PMS

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) realizou nesta quarta-feira (14), o 9° e penúltimo Encontro do Programa "Fortalece Turismo". O Programa foi lançado pela Setur no início de maio e conta com a parceria do Sebrae. 

A reunião aconteceu durante a tarde, das 13h30 às 17h30. Os encontros acontecem mensalmente, e o último encontro será no mês que vem, dia 26 de novembro. 

Esse encontro, especialmente, contou com a presença de Milagros Ochoa, empresária peruana do ramo hoteleiro e representante do Promperu no Brasil, que faz parte do Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).

No final do mês de setembro, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, apresentou um Mapa Estratégico para posicionar o município como um destino turístico diversificado, qualificado e vibrante até 2024. 

De acordo com o secretário, durante quatro meses, 36 lideranças do Turismo construíram este Mapa Estratégico para desenvolver a atividade no município.  

“Já estamos implementando o que foi planejado e a vinda de Milagros Ochoa tem o objetivo de nos inspirar ainda mais para buscarmos melhores resultados com as ações que estão em andamento. Essa foi a missão dada por nosso prefeito Sergio Vidigal: fazer diferente e mostrar a riqueza que existe em nossa cidade”, afirmou.

Milagros realizou uma palestra e apresentou iniciativas bem sucedidas de inovação em produtos, posicionamento e promoção do seu país, o Peru, para os representantes do turismo da Serra que estão participando dos encontros. 

Ela ressaltou  que os pontos turísticos da Serra são ricos e atrativos. “A cidade tem um grande potencial turístico, desde as praias até o turismo rural. Comi o melhor arroz de pato do mundo aqui na Serra, o turismo gastronômico é também muito importante pois a pessoa come aquela comida, gosta e fala bem do local e, sempre que puder, ela volta”.

O vice-prefeito e secretário da pasta, Thiago Carreiro, foi guia turístico por um dia e levou Milagros para conhecer diversos pontos turísticos da cidade. 

O Programa é desenvolvido pela empresa de consultoria Lab Turismo, contratada pelo Sebrae/ES. A empresa tem à frente os consultores especialistas em gestão, marketing e inovação do turismo, Marcela Saad e Richard Alves.

O Programa "Fortalece Turismo" tem como objetivo capacitar os líderes a contribuir para uma gestão colaborativa do turismo no município da Serra. Essa capacitação se dá por meio de encontros técnicos e reuniões virtuais, presenciais, junto às principais lideranças do setor como, por exemplo, empresários, membros da Comtur, gestores públicos e dirigentes de entidades, entre outros.

Vale ressaltar que o encontro seguiu todas as medidas de restrição para evitar o contágio da Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.