Brinde para casais que se hospedarem na Serra no Dia dos Namorados

A medida vale somente para os hotéis cadastrados no Cadastur e com o Selo Turismo Responsável

Brinde para casais que se hospedarem na Serra no Dia dos Namorados

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, realiza uma ação para o Dia dos Namorados para impulsionar a movimentação turística no município e, com isso, contribuir para a retormada da economia.

O objetivo da campanha é de apoiar os meios de hospedagem cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que possuem o Selo Turismo Responsável, além de cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 corretamente para evitar a disseminação do vírus.

Uma equipe da Setur distribuiu camisetas "Descubra o ES" nos hotéis participantes, e os casais que escolherem esses meios de hospedagem vão ganhar essa lembrança.

O secretário da pasta, Thiago Carreiro, ressaltou que essa iniciativa demonstra a importância de todos os empreendedores  estarem cadastrados no Cadastur e no Selo Turismo Responsável.

“Para nós da Setur é muito bacana apoiar essa iniciativa que vem da Secretaria de Estado de Turismo, mostrando também que a prefeitura está atenta a tudo. E o que a gente puder fazer para trazer recursos e iniciativas, tanto federais como estaduais, para o município a  gente vai fazer", afirmou.

Cadastur

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.

Selo Turismo Responsável

O Ministério do Turismo criou o Selo Turismo Responsável, um programa que orienta os segmentos do setor nas boas práticas de higienização para a segurança dos turistas do município com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, além de preparar a categoria para o retorno gradativo das atividades.

O selo é um incentivo para que os turistas se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, de forma responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é gratuito.

O selo é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que é coordenado pelo Ministério do Turismo. Os turistas querem segurança. Nesse sentido, os participantes que trabalham de forma direta ou indireta no setor turístico devem se preparar para atender esse público.

O Selo pode ser obtido por guias turísticos, hotéis, pousadas, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, bares, restaurantes, cafeterias e similares, locadoras de veículos, entre outros profissionais do setor.