A história de quem conseguiu emprego em 2019 com ajuda do Sine da Serra

Karla de Jesus Barbosa, de 37 anos, sempre trabalhou na área administrativa e estava desempregada desde abril deste ano

A história de quem conseguiu emprego em 2019 com ajuda do Sine da Serra

Texto: Samantha Dias - Foto: Secom/PMS

Coincidências da vida, as histórias de duas Karlas se cruzaram em 2019. Uma delas, atendente do Sine da Serra, ajudou outra Karla, moradora do bairro Porto Canoa, a se reinserir no mercado de trabalho, com um emprego de carteira assinada. Ela foi apenas uma das milhares de pessoas que o Sine da Serra ajudou a ter uma oportunidade de trabalho neste ano.

Karla de Jesus Barbosa, de 37 anos, sempre trabalhou na área administrativa e de contabilidade e estava desempregada desde abril deste ano. Na busca por uma oportunidade, ela foi ao Sine da Serra, confiante de que seria ajudada. Lá, foi atendida, na primeira vez, pelo Jorge Siqueira Pinto Barcelos, que deu todas as informações e dicas sobre como ficar de olho nas oportunidades.

“Ele me explicou que todos os dias são oferecidas novas vagas de emprego e que a prefeitura faz a divulgação também pelo site. Ele me orientou a olhar todos os dias pela internet após às 18 horas para verificar se tinha alguma vaga no meu perfil”, contou.

A divulgação pela internet é feita no portal Serra+Emprego, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), que reúne, além das vagas de emprego, informações de outros serviços, como agendamento para carteira de trabalho e seguro-desemprego.

Karla seguiu a orientação do atendente e todos os dias olhava as oportunidades. “Quando eu via vaga na área administrativa, no outro dia cedo eu ia ao Sine. Fui encaminhada para algumas entrevistas, mas as empresas nunca me retornavam", disse.

Até que um dia, na quarta vez que ela foi ao Sine da Serra, foi atendida pela Karla Ramos Vidal Cipriano. A coincidência do nome deu sorte para a moradora de Porto Canoa. Naquele dia, ela saiu do Sine com o encaminhamento que, dias depois, mudou a sua vida.

"Aquele atendimento deu certo. Fiz a entrevista e depois de 15 dias, comecei a trabalhar, no mês de setembro. Atuo na área administrativa de uma transportadora, em Civit", disse radiante de felicidade.

Karla conta que não há alegria maior do que estar empregada com carteira assinada. “Trabalhei de modo informal por um tempo, mas eu queria carteira assinada. Estou muito feliz de ter conseguido. Não tenho palavras para agradecer ao Sine”.

"Meu ano de 2019 foi bom, estou realizada neste emprego e espero que no ano que vem eu possa crescer na empresa. Que 2020 seja melhor ainda", disse Karla.