Sine da Serra traz passo a passo para obtenção da carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital é útil também para a solicitação do seguro-desemprego

Sine da Serra traz passo a passo para obtenção da carteira de trabalho digital


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda é uma das principais referências do município para quem procura emprego ou cursos de qualificação profissional e tem entre suas atribuições coordenar o Sine da Serra. 

Por conta disso e por receber muitos pedidos de informação sobre emissão da carteira de trabalho, o Sine traz o passo a passo para a solicitação da carteira de trabalho, que a partir de 2019 passou a ser oferecida na forma digital. 

Antes de tudo, é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Para isso, é preciso entrar no referido link, informar o nome, data de nascimento, CPF, nome da mãe e estado de nascimento e seguir as instruções seguintes. 

Após o cadastro, a carteira estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser obtido na Apple Store da Apple e no Play Store do Android, ou no navegador pelo link https://servicos.mte.gov.br

Quem ainda tem o documento em papel deve guardá-lo, pois continua importante para comprovar o tempo de trabalho anterior.  

A carteira de trabalho digital é útil também para a solicitação do seguro-desemprego. Basta acessar a carteira de trabalho digital, clicar na opção “Benefícios” e em seguida no campo “Seguro Desemprego”. 

O próximo passo é acessar a opção  "Solicitar Seguro-Desemprego", digitar o número do "Requerimento de Seguro-Desemprego". Após conferir os dados, selecione a opção “estou ciente e concordo com as regras” e finalize acessando a opção “concluir”.

Outra forma de solicitar o benefício é por meio do link www.gov.br/trabalho. O passo seguinte é clicar em “requisitar Seguro-Desemprego” e na página seguinte clicar em solicitar. Depois, acessar a plataforma Gov.br com o login e a senha, clicar na opção "Seguro-Desemprego", em seguida em "Solicitar Seguro-Desemprego", digitar o número do "Requerimento de Seguro-Desemprego", conferir os dados informados pelo empregador e finalizar na opção concluir. 

Em caso de divergência com dados ou outras dúvidas, a orientação é entrar em contato com o Ministério do Trabalho, por meio dos telefones (27)  3211-5299, (27) 3211-5207, (27) 3211-5204 (Whatsapp), 158 (telefone fixo), email:trabalho.es@mte.gov.br

Funcionamento do Sine

Por conta das novas medidas restritivas para o combate ao coronavírus determinadas pelo decreto municipal n.º 1.149/2021, o Sine da Serra está funcionando no horário excepcional de 8 às 14 horas. 

Estão sendo mantidos os protocolos sanitários vigentes para prevenção ao contágio do coronavírus, como obrigatoriedade do uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel e distância entre os assentos. 

O SINE da Serra está localizado no espaço Pró-cidadão, situado na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, bairro Portal de Jacaraípe.