Sine faz ação especial para orientar e incluir pessoas com deficiência física

Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Sine faz ação especial para orientar e incluir pessoas com deficiência física


Texto: Samantha Dias

Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Para marcar a data, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) da Serra vai realizar uma ação especial, com o objetivo de orientar, conscientizar e encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho.

Serão oferecidas vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD) no Sine da Serra e também haverá uma Orientação Profissional, no mesmo local, voltada a dar informações, esclarecimentos e tirar dúvidas sobre quem pode se candidatar a essas vagas. A orientação vai acontecer a partir das 9 horas.

A secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, disse que ainda há muitas dúvidas entre os trabalhadores sobre as vagas reservadas para PCD e sobre as condições que as empresas oferecem aos trabalhadores.

“Muitas pessoas não sabem que algumas condições, como amputação de dedo, monoaudição (que é não ouvir de um ouvido), permitem o trabalhador ser enquadrado como pessoa com deficiência para conseguir uma vaga de emprego. Reabilitados pelo INSS também entram na cota PCD. E tem os casos de pessoas que infelizmente sofrem algum tipo de acidente de trabalho e que também passam a estar nessa categoria”, afirmou.

Aline destaca que a informação e a conscientização podem ajudar na inserção no mercado. “As vagas para o público geral são mais concorridas do que aquelas reservadas para pessoas com deficiência. As empresas têm cota a cumprir, então as vagas existem, mas por desconhecimento dos seus direitos ou por pré-conceito, algumas pessoas deixam as oportunidades passarem. Os salários oferecidos para público-geral e PCD é o mesmo para a mesma função”, explicou.

Também serão dadas todas as informações sobre qualificação e escolaridade. “Percebemos que parte dos trabalhadores PCD precisam se qualificar e complementar os estudos. Oferecemos cursos profissionalizantes e encaminhamos para as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação”, disse.

As vagas de emprego estarão disponíveis no horário de funcionamento do Sine da Serra, de 8 às 17 horas. Os interessados em se candidatarem devem apresentar cópia de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. A Orientação Profissional acontece de 9 às 11 horas e não é preciso fazer inscrição. O Sine funciona no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.