Site da Prefeitura da Serra tem tradução em Libras

Todas as páginas receberam a funcionalidade, inclusive o Portal da Transparência

Site da Prefeitura da Serra tem tradução em Libras

Texto: Samantha Dias

O site da Prefeitura da Serra passou a contar com um importante recurso de acessibilidade, que traduz todos os conteúdos das páginas para a Língua Brasileira de Sinais (LIbras).

A equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, representada pelo subsecretário Robson Limaverde e pelo analista de sistemas Sóstenes Dias de Oliveira Junior, implantou a funcionalidade através do sistema VLibras - um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduz conteúdos digitais para Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando os conteúdos acessíveis para pessoas surdas.

O sistema funciona de forma bem simples: basta clicar no ícone em azul com duas mãos em movimento (esse ícone está localizado na lateral direita da página) que uma janela com um avatar digital de um personagem em 3D aparecerá. Em seguida, é só selecionar o texto a ser traduzido que o personagem desenvolve os sinais de Libras.

O subsecretário de TI, Robson Limaverde, afirmou que todas as páginas receberam a funcionalidade, inclusive o Portal da Transparência, e que o site da Prefeitura da Serra está alinhado com os principais órgãos públicos a nível nacional. “Garantir acessibilidade às pessoas que precisam é de extrema importância e necessidade. O site da prefeitura não poderia ser diferente e estamos satisfeitos com a implantação dessa funcionalidade”, disse.

A primeira página da prefeitura a receber esse recurso de acessibilidade foi a da Secretaria da Educação, que, neste momento de suspensão das aulas presenciais, está oferecendo atividades para alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, e para melhorar a experiência dos alunos público-alvo da educação especial solicitou a instalação do sistema VLibras.