Site do IPS terá conteúdos mensais sobre saúde e qualidade de vida

Doenças relativas a cada mês e formas de prevenção e tratamento

Site do IPS terá conteúdos mensais sobre saúde e qualidade de vida

Texto: Daniel Vargas - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Desde a última sexta-feira (18), os segurados do IPS contarão com uma novidade super especial: uma programação mensal de conteúdos ligados à saúde e qualidade de vida. Começando pelo tema leucemia, as matérias abordarão sempre as doenças respectivas ao mês e as principais formas de prevenção e tratamento.

Os conteúdos serão disponibilizados por meio de uma parceria do Departamento de Previdência e setor de Comunicação com a médica perita do Instituto, Raquel Pires de Mesquita.

A diretora-presidente, Alessandra Núbia Costa Rodrigues, comentou sobre a importância dessas publicações.

“Já trabalhávamos o cuidado com a saúde entre os aposentados, no Programa "A Vida Não Para". Precisávamos criar momentos de reflexão sobre esses temas com nossa equipe e também com os servidores ativos da Prefeitura. Que seja de bom proveito para todos”, disse.

Nesse sentido, a autarquia preparou algumas perguntas e respostas para orientar seus segurados quanto à leucemia.

Confira e compartilhe com sua família e conhecidos.

O que é a leucemia e quantas pessoas são atingidas por ano no Brasil?
A leucemia é uma espécie de câncer no sangue originado na medula óssea, que provoca um crescimento rápido e anormal das células de defesa do organismo, também conhecidas como leucócitos. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são diagnosticados 10 mil casos de leucemia por ano no País.

Quantos são os tipos de leucemia?
Existem 12 tipos, mas os quatro principais são: a leucemia mielóide aguda (LMA); a mielóide crônica (LMC); a linfóide aguda (LLA) e a linfóide crônica (LLC).

Quais são os principais sintomas?
Sangramento nas gengivas e no nariz; gânglios aumentados no pescoço; cansaço; dores nos ossos e articulações; febre; emagrecimento; hematomas; aumento do baço e do fígado.

Como posso me prevenir?
Fazendo exames de rotina, mas, mais especificamente, um hemograma com plaquetas. Caso haja qualquer alteração nesse exame, será necessário realizar um mielograma, ou seja, a coleta de uma pequena quantidade de medula óssea. Se o resultado der positivo, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente.

Como é o tratamento?
É administrada uma medicação quimioterápica ao paciente, para que o organismo anule as células cancerígenas e retorne com a produção de células sadias. Também é realizado um controle quanto às infecções e sangramentos, a fim de que a doença não se espalhe pelo sistema nervoso central. Se necessário, após esse controle, é aconselhável o transplante de medula óssea.