Startups da Serra vão ganhar mentoria e suporte estratégico gratuito para se desenvolver

Editais de aceleração e pré-aceleração estão abertos até dia 19

Startups da Serra vão ganhar mentoria e suporte estratégico gratuito para se desenvolver


Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

Startups da Serra vão receber um grande investimento para se estruturar ou ainda desenvolver seus negócios. Para concorrer ao incentivo, elas devem se inscrever em um edital que ofertará aos selecionados até 12 meses de mentoria e suporte gratuito, sem equity free, ou seja, sem contrapartida como cessão de ações para o investidor.  

As inscrições devem ser feitas até o dia 19, no formulário on-line disponível no site https://cocreationlab.com.br/editais/. A proposta da startup deve dispor sobre problema e solução, mercado e inovação, perfil empreendedor e gestão (equipe, parcerias e recursos).

O objetivo do edital é apoiar a geração de startups e empreendimentos inovadores, por meio do estímulo à criação e ao desenvolvimento de novos negócios na Serra e no entorno. Serão contempladas duas modalidades: aceleração e pré-aceleração.

Na primeira serão contemplados oito startups, que já possuem modelo de negócio consolidado e com potencial de crescimento rápido. A assessoria vai durar 12 meses, sendo seis desses de capacitação e, o restante, voltado ao acompanhamento do desenvolvimento do empreendimento. 

Já a categoria de pré-aceleração é voltada para a estruturação inicial de startups e selecionará 21 propostas de negócios inovadores que terão acompanhamento por seis meses. 

O selecionado terá acesso a encontros, oficinas, cursos, palestras, em formato online e presencial, promovidos por meio do programa InovaSerra Startups, uma iniciativa do Polo InovaSerra. O polo é um ambiente focado em atrair e desenvolver empresas inovadoras e de base tecnológica, cuja gestão está a cargo da Prefeitura, representantes do empresariado local e setor acadêmico.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, explica que durante o período da aplicação da metodologia, os participantes das propostas aprovadas poderão utilizar a ambientação de um espaço híbrido colaborativo, recebendo um conjunto de treinamentos, tutoriais, assessorias e serviços. “Nosso intuito é desenvolver e dinamizar o setor de inovação do município e região por meio do empreendedorismo, da inovação e da criatividade”, pontua Trindade.

Inovação

Fiquei por dentro de alguns conceitos do mercado de inovação:

- Startup: empresa nova com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou um serviço que resolve um problema. 

- Equity - como uma forma de oferecer algo em troca pela participação em um programa de aceleração, é muito comum que as startups precisem ceder parte de suas ações para a aceleradora.

- Pré-Aceleração: fase que antecede a aceleração, destinada à organização da startup, preparando-a para a aceleração em si. Programas de pré-aceleração são importantes nas fases iniciais da empresa, focando no desenvolvimento das bases do negócio. 

- Aceleração: mecanismo de apoio a empreendimentos ou empresas nascentes que já possuem um modelo de negócio consolidado e com potencial de crescimento rápido. 

- Inovação: introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho

- Empreendimentos inovadores: são empresas de qualquer porte formalmente constituídas, ou ainda não formalizadas, desde que em fase de concepção e desenvolvimento de um modelo de negócios, que comprovem desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação, associadas aos ambientes promotores da inovação.