Telefones para moradores denunciarem irregularidades

Texto: Rafael Ferraz

Buraco no asfalto, entulhos em locais irregulares, cobranças indevidas. Estes são apenas alguns problemas que podem ser resolvidos com apenas uma ligação, através dos canais de comunicação da Prefeitura da Serra.

O município disponibiliza números de telefone para que o cidadão possa realizar as denúncias. Os canais funcionam em diversos horários, e podem ser solicitados por qualquer cidadão. Após a abertura do processo as equipes são encaminhadas ao local para apurar a veracidade dos fatos e solucionar os problemas constatados.

Atendimentos

Procon (27) 3252-7242

Horário de funcionamento: 08 às 17h

O Procon da Serra é um órgão que defende os direitos do consumidor. Caso o consumidor constate qualquer tipo de abuso ou irregularidade, deve exigir o direito. Após a abertura da reclamação, o Procon intermedia toda a conversa entre o fornecedor e o cliente.

Entulho (27) 99976-2595 (Whatsapp)

Horário de funcionamento: 24 horas

Este canal possibilita o cidadão denunciar descarte irregular de entulhos. Caso seja constatado que alguém jogou entulho em local inadequado, o mesmo pode ser multado em até trinta mil reais.

Disque-Dengue: 3228-5394

Horário de funcionamento: 08 às 17h

Os moradores podem denunciar locais que contêm focos de mosquito da dengue. O atendimento é feito sem a identificação do contribuinte. Basta apenas ligar para o telefone e informar o endereço. Após a solicitação, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde visita o domicílio e realiza o trabalho necessário.

Disque-Silêncio (27) 99951-2321

Horário de funcionamento: Segunda e terça-feira das 7 às 18h; de quarta e quinta-feira das 7 até meia-noite; na sexta-feira das 7 até às 3h da manhã de domingo e domingo das 12h até meia-noite.

A fiscalização acontece através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Após constatar irregularidade, o infrator recebe multa que varia entre 2 mil a 5 mil reais.

Recolhimento de animais silvestres 0800-283-9780

Horário de funcionamento: 09 às 12h e de 13 às 18h

Após constatar animais silvestres em qualquer local sem autorização, o morador pode denunciar através do 0800 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Uma equipe da Semma é encaminhada ao local para apurar a denúncia.

Tapa-Buraco (27) 3291-5306

Horário de funcionamento: 08 às 17h

O serviço de tapa-buracos da Serra é realizado de forma que contemple todos os bairros do município. Chuvas e cargas pesadas podem prejudicar a vida útil do asfalto em certos locais. Para que uma estrada fique acessível, o morador pode ligar para a Secretaria de Serviços e pedir para uma equipe ir ao local.

Problema com bueiro (27) 3291-5306

Horário de funcionamento: 08 às 17h

As tampas de bueiros com algum defeito podem provocar acidentes. Por isso, a Secretaria Municipal de Serviços realiza constantemente operações para repor ou dar manutenção a essas tampas. Caso o cidadão flagre algum dano, a Sese encaminha uma equipe para verificar o estado.

Problema com iluminação pública (27) 3291-5384

Horário de funcionamento: 08 às 17h

A iluminação pública é um item necessário para as comunidades. Caso o morador flagre um poste com algum defeito ou a falta de energia, o canal relata a denúncia e encaminha uma equipe para o local.