Teste para a Covid-19: Prefeitura da Serra amplia sua testagem rápida

Por causa da grande procura por testes de covid-19 neste sábado (15), a capacidade de atendimento das Unidades Regionais da Saúde foi atingida.

Teste para a Covid-19: Prefeitura da Serra amplia sua testagem rápida

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

As pessoas que precisam fazer o teste sem consulta prévia, podem procurar o Laboratório Central do Ames, em Jardim Limoeiro e o Terminal de Laranjeiras na segunda-feira (17).

A partir da próxima terça-feira (18), a Prefeitura da Serra aplia seu serviço. Em parceria com a Multivix/Serra, vai realizar testes rápidos para a Covid-19 na faculdade, localizada em Colina de Laranjeiras. A primeira semana de ação será de terça a quinta, das 9 às 16 horas e, na sexta, das 9 às 14 horas. O acesso é pela rua de traz da Multivix.

A Secretaria de Saúde da Serra informa, também, que o RT-PCR, teste para a detecção da Covid-19, é realizado nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); em cinco Unidades Regionais de Saúde: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe e Serra Dourada; nas Unidades Básicas de Saúde de Planalto Serrano A e Nova Carapina II; além da sala de coleta no Laboratório Municipal da Serra, localizado em anexo à Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro.

Vale a pena ressaltar, que, tanto nas UPAs quanto nas US, a realização do RT-PCR para a Covid-19 acontece mediante pedido médico, após consulta. No município, a coleta só acontece por livre demanda, ou seja, sem encaminhamento médico, no Laboratório Municipal da Serra. Nesse local, o atendimento acontece de segunda sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Não há necessidade de encaminhamento médico. Mais informações pelo 3338-6869.

Agora, quanto ao teste rápido (antígeno), ele é realizado em cinco, das seis Unidades Regionais de Saúde: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe e Serra Dourada. Isso sem contar com as seguintes Unidades Básicas: Bairro de Fátima, Cidade Continental, Carapina Grande, Central Carapina, Jardim Carapina, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Nova Carapina II, Planalto Serrano A, Taquara II, Barcelona, Carapebus, Eldorado, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Vista da Serra e São Marcos.