Chuva: trabalho preventivo evitou alagamentos e queda de árvores

Programa preventivo regular de poda e retirada de árvores em locais de risco e manutenção e desobstrução de redes pluviais e caixas-ralo estão entre os serviços de prevenção.

Chuva: trabalho preventivo evitou alagamentos e queda de árvores


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sese-PMS

A chuva forte que caiu na região metropolitana na última semana, causou transtornos em alguns municípios. No caso da Serra, porém, as pequenas ocorrências registradas foram relacionadas a quedas de galhos de árvores e iluminação pública, e não atrapalharam o dia a dia da população. 

Os transtornos considerados leves pela Secretaria de Serviços da Serra (Sese) são resultado do trabalho de prevenção do programa Serra Cidade Limpa e Saudável.

“Na Serra temos um programa preventivo regular de poda e retirada de árvores em locais de risco”, informou o secretário municipal de Serviços, Enio Bergoli.

O secretário destacou, ainda, que no caso de galhos sobre a fiação elétrica nas vias públicas, a responsabilidade é compartilhada com a concessionária de energia elétrica. No município da Serra, a Sese conta com uma equipe de alerta, que em períodos de chuva mais forte, atua para a retomada da normalidade no mínimo espaço de tempo. 

O programa Serra Cidade Limpa e Saudável foi uma das primeiras ações lançadas pela Prefeitura da Serra, no dia 4 de janeiro deste ano. Além da poda de árvores, são realizados serviços de capina, manutenção e desobstrução de redes pluviais, limpeza de caixas-ralo, recolhimento de entulho, tapa-buracos e muito mais. 

A Sese orienta que a população colabore para manter a cidade limpa e sem prejuízos em períodos de chuva, fazendo o descarte adequado dos resíduos.

“Não jogar objetos em bueiros, não colocar os sacos de lixo para fora em dias e horários que não sejam da coleta na sua rua, não descartar em terrenos, praças e calçadas os móveis e eletrodomésticos que não servem mais, são algumas das nossas orientações”, declarou Enio Bergoli.