Trecho da BR-101 na Serra pode ser municipalizado e atrair 10 mil novas empresas

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, quer transformar trecho da BR-101, que corta o município, em uma grande avenida municipal

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

As obras para a construção do Contorno do Mestre Álvaro, além de gerar empregos diretos e indiretos, vão atrair muitas empresas para a cidade da Serra. E para potencializar ainda mais os setores de comércio e serviços, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, quer transformar trecho da BR-101, que corta o município, em uma grande avenida municipal.

Após a conclusão das obras do Contorno do Mestre Álvaro, Audifax acredita que o trânsito pesado será desviado para a nova estrada e a BR-101, que atravessa diversos bairros da Serra, poderá desenvolver ainda mais as áreas de comércio e serviços.

“Com o trânsito pesado da BR-101 passando para o novo contorno teremos uma requalificação da rodovia. A meta é que a BR receba empreendimentos mais nobres e qualificados na área de comércio e serviços, shopping, polos comerciais e conjuntos habitacionais”, disse o prefeito.

Desenvolvimento

“Além de mais segurança para o trânsito, a rodovia do Contorno levará desenvolvimento para muitas regiões, como Serra-Sede e áreas rurais do município que margeiam a rodovia. A abertura da estrada vai aumentar o fluxo de veículos e de pessoas no comércio local e o valor competitivo da terra nas suas adjacências, com possibilidade de surgimento de novos polos industriais na cidade. A Serra está estrategicamente posicionada no Espírito Santo, e tem uma economia diversificada e em crescimento. Estamos otimistas e também confiantes no trabalho que estamos desenvolvendo para atrair novos negócios para a cidade”, destacou Audifax Barcelos, prefeito da Serra.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), José Eduardo Azevedo, também afirma que a nova estrada vai melhorar a logística e atrair mais investimentos, do que aqueles já previstos para o município. "A expectativa da Sedec é de que 10 mil novas empresas de pequeno, médio e grande porte sejam abertas nos próximos três anos".

Contorno

Um total de R$ 60 milhões foi garantido para dar continuidade às obras do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, neste ano. Segundo o prefeito Audifax Barcelos, o montante será somado aos R$ 100 milhões já liberados pelo governo federal em 2019 para avançar com a obra e garantir novas oportunidades de trabalho.

O trajeto de mais de 19 km com pistas duplas vai tirar cerca de 35% do trânsito pesado que passa pela área urbana da BR-101 na Serra. A estrada sairá da rodovia do Contorno de Vitória, na altura de Cariacica, até a região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Serra-Sede. O investimento total da obra soma cerca de R$ 290 milhões.