Treinamento sobre desburocratização na abertura de empresas

Texto: Samantha Dias

Toda a equipe de fiscalização da Prefeitura da Serra participou, na última sexta-feira (17), de uma palestra de atualização sobre Redesim e Simplifica, ferramentas usadas para dar mais agilidade na abertura de empresas.

Participaram a equipe de vigilância sanitária, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, de posturas e auditores fiscais, envolvidos no processo de emissão de licenciamento de empresas.

Rede Sim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) é um sistema lançado pelo governo federal que permite, de forma simplificada e reduzindo a burocracia, a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas.

Com o mesmo objetivo, o Programa Simplifica, do Governo do Estado, é o sistema usado para a abertura de novos negócios. Ele faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, apresentando esses dados de forma compilada

Para aperfeiçoar os trabalhados desenvolvidos pelas equipes de fiscalização e informar das mudanças, foi oferecida a palestra, ministrada por Eber Gonçalves Cordeiro, subgerente de Registro da Junta Comercial do Espírito Santo.

A Prefeitura da Serra, além de se adequar à Redesim, adota medidas para a desburocratização na abertura de empresas, fundamentais para atrair investimentos e gerar novos empregos. “Retirar os entraves e facilitar a chegada de novos negócios são os objetivos”, destacou o secretário da Fazenda da Serra, Jorge Teixeira, que ressaltou, também, a necessidade da equipe de fiscalização estar sempre antenada com as mudanças e atualizações que acontecem a nível nacional.

“Essa palestra é importante para termos toda a equipe da prefeitura tendo conhecimento desse novo modelo de relação com o município, todos falando a mesma linguagem para darmos as orientações necessárias aos moradores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Meneguelli.

Treinamento

Na próxima terça-feira, dia 21, haverá um treinamento de aprimoramento para os servidores que usam o programa Simplifica. O curso será na Procuradoria Geral do Estado, em Vitória, às 9 horas.