Últimos dias para pagar o IPTU 2021 e não entrar na Dívida Ativa

Pagamento pode ser feito pelo Pix

Últimos dias para pagar o IPTU 2021 e não entrar na Dívida Ativa

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Ainda há tempo para os contribuintes que não pagaram o IPTU de 2021 acertarem as contas, evitando assim a inscrição automática na Dívida Ativa de 2022. Para isso, basta retirar as parcelas do imposto em atraso no endereço eletrônico: 2ª Via de IPTU - Prefeitura da Serra (http://iptu.serra.es.gov.br/).

O imposto será emitido já com os acréscimos por conta do atraso. O munícipe ainda tem a opção de fazer a impressão do documento em uma das Regionais Fiscais da Serra ou realizar o pagamento usando o Pix.

Acertando os débitos ainda em 2021, o contribuinte não precisará pagar a multa de 20% que resulta na inscrição da dívida ativa, evitando, ainda, o risco de ter o CPF ou CNPJ negativados junto aos órgãos de proteção ao crédito, uma das consequências de possuir um débito inscrito em dívida ativa.