Acessibilidade: Escolas da Serra vão ser adaptadas para pessoas com deficiência

Acessibilidade: Escolas da Serra vão ser adaptadas para pessoas com deficiência

Texto: Andreia Soares - Foto: Freepick

O prefeito Sergio Vidigal assinou Ordem de Serviço que vai tornar completamente acessíveis todas as unidades de ensino da rede municipal. De acordo com o documento, o projeto arquitetônico deve ser adequado à Norma ABNT NBR 9050, quanto à acessibilidade das escolas.

O investimento de mais de R$ 2,8 milhões vai contemplar as 141 unidades de ensino do município, sendo 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Direito de igualdade

O prefeito Sergio Vidigal falou sobre a importância da adequação das EMEFs e CMEIs da Serra às normas vigentes de acessibilidade, lembrando que as pessoas com deficiência têm o direito de igualdade em qualquer instituição de ensino.

“Investir numa educação com mais acessibilidade é investir na inclusão e no futuro da nossa cidade. Por isso, hoje assinamos a Ordem de Serviço para adequação das escolas e creches às normas vigentes de acessibilidade às pessoas com deficiência. Ao todo serão investidos mais de R$ 2,8 milhões para atender as 141 unidades da rede municipal de educação da Serra”, destacou o prefeito da Serra.

Exemplos de adequações

Entre as adequações que serão realizadas nas unidades estão:

- Calçada rebaixada à faixa de pedestre;

- O portal de entrada da escola é facilmente identificado, desde a calçada;

- A calçada que contorna os muros da escola é plana e sua pavimentação é regular;

- Os obstáculos estão sinalizados com piso tátil de alerta e localizados fora da faixa livre para circulação;

- O ponto de ônibus está próximo à entrada da escola;

- O piso tátil direcional indica o percurso desde os pontos de ônibus até o portão da escola;

- Existe uma área de embarque e desembarque próxima ao portão da escola. É desejável que nesta área também caiba um ônibus;

- As escadas são largas, com degraus em tamanhos confortáveis e com pisos antiderrapantes, firmes e nivelados;

- As escadas e rampas possuem patamares sem obstáculos a cada mudança de direção;

- Os degraus possuem bordas em cor contrastante;

- As são largas e possuem pisos antiderrapantes, firmes e nivelados, com inclinação adequada para subir e descer em cadeira de rodas.

Sem barreiras

O secretário de Educação, Alessandro Bermudes, explica que todos os espaços da escola devem ser adequados para receber com conforto e segurança, a todos os estudantes.

“Salas de aula, pátio, quadras de esportes, biblioteca e demais espaços devem ser totalmente acessíveis a todos. Não podemos permitir que barreiras físicas atrapalhem o acolhimento desse aluno e seu aprendizado. Essa Ordem de Serviço é mais uma prova do olhar humano do prefeito Sergio Vidigal com a educação da Serra”, declarou Alessandro Bermudes.