Produto vencido ou estragado? Saiba como denunciar na Vigilância Sanitária

É importante o consumidor ter ciência que quanto mais informação ele passar na denúncia, mais precisa a fiscalização será

Produto vencido ou estragado? Saiba como denunciar na Vigilância Sanitária


Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Como agir quando um produto está vencido na prateleira do supermercado? E se, após ingeri-lo, o consumidor passar mal?

A Vigilância Sanitária da Serra recebe queixas como essas. Todas as queixas são apuradas, mas é importante o consumidor ter ciência que quanto mais informação ele passar na denúncia, mais precisa a fiscalização será. A vigilância orienta que a pessoa fique atenta aos detalhes.

Os dados mais importantes em uma denúncia são o número do lote do produto, marca, validade, data de fabricação e CNPJ do fabricante.

“Com essas informações, a ação da Vigilância Sanitária se torna mais eficaz, pois quando os fiscais chegam ao estabelecimento sabem exatamente o que procurar”, explicou a gerente da Vigilância Sanitária da Serra, Geane Sobral.

E como formalizar a denúncia? Fotos do rótulo do produto, contendo as informações necessárias, podem ser enviadas para a Vigilância Sanitária pelo e-mail apoio.visa@serra.es.gov.br. O consumidor também pode ligar para 0800 2839 80 ou ir à página da Ouvidoria, no endereço http://transparencia.serra.es.gov.br/.

Dicas para as compras e consumo:

- Fique atento à validade do produto e observe as condições da caixa ou da embalagem. É preciso verificar se está úmida, amolecida, com furos, rasgada ou se está aberta. Essas condições podem oferecer riscos ao consumidor. Nesses casos, evite a compra.

- Em casa, o produto deve ser guardado em local e/ou recipiente de acordo com a orientação do rótulo, e deve ser consumido dentro do prazo de validade.

- Ao consumir o produto, observe a borda da embalagem e veja se há incrustações, bolhas de ar, estufamento ou mofo, por exemplo. Antes de misturá-lo a outros alimentos, observe cor, cheiro e sabor.