Você sabia? Escolas da Serra preparam quase 13 milhões de refeições por ano

Mensalmente, são distribuídos nas unidades de ensino 310 toneladas de gêneros alimentícios

Você sabia? Escolas da Serra preparam quase 13 milhões de refeições por ano

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Todos os dias, muitos quilos de alimentos são preparados, com muito amor e dedicação, em todas as 139 unidades de ensino da Serra. Por ano, cerca de 13 milhões de refeições são oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite para os 65 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra.

Esse quantitativo daria para alimentar, durante um ano, a população das cidades capixabas de Fundão, Ibiraçu e Alegre, juntas.

Mensalmente, são distribuídos nas unidades de ensino 310 mil quilos de gêneros alimentícios, sendo 36 mil quilos de carne (bovina, suína, frango e peixe); 70 mil quilos de hortifrutigranjeiros, 80 mil quilos de produtos da agricultura familiar (laticínios, biscoito caseiro, polpa, tilápia, hortaliças) e 124 mil quilos de estocáveis, como cereais, pão, leite e manteiga, entre outros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), os cardápios de todas as unidades de ensino são padronizados e feitos por nutricionistas. Durante as refeições, professores e merendeiras acompanham os alunos para que os alimentos sejam entregues de maneira correta e, inclusive, cuidam para que os alunos com restrições alimentares recebam a refeição conforme orientação médica.

E para garantir um alimento saudável e fresquinho, a Sedu adquire muitos produtos junto aos produtores da agricultura familiar da Serra. São 8 cooperativas, 3 associações e 2 produtores individuais, que fornecem para as escolas e creches municipais.