Vôlei adaptado para idosos em Barcelona

Os treinos acontecem todas as terças e quintas, das 13 às 17h, no ginásio poliesportivo de Barcelona

Vôlei adaptado para idosos em Barcelona


Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

Uma turma de idosos da Rede Alsa, projeto apoiado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu um chega pra lá no sedentarismo com a prática do vôlei adaptado.

São dois times do Vôlei Serra, um masculino e outro feminino. No total, são 22 participantes, com idades acima dos 60 anos, como é o caso da dona Ana Pinheiro de Souza, de 65 anos.

“Comecei a jogar o vôlei adaptado em Jacaraípe. Mas comecei a participar do time do Vôlei Serra em Barcelona há oito anos. E foi lá que conheci meu namorado, há três anos. Eu já jogava, aí um dia ele apareceu na quadra. Vôlei dá namoro”, conta aos risos a aposentada. Ela namora Carlos Alberto Batista, de 63 anos, que também participa do time.

Os treinos acontecem todas as terças e quintas, das 13 às 17h, no ginásio poliesportivo de Barcelona. Às quintas, antes dos treinos, os idosos se reúnem no Centro de Vivência do bairro para um encontro em grupo, que envolve bate-papos, lanches e realização de dinâmicas.

Os times são treinados pelo professor voluntário Almir Krug, que é professor de educação física aposentado. “Realizo trabalho de fundamentação do vôlei para aumentar o rendimento das equipes, mas sempre respeitando os limites de cada um. Assim, conseguimos bons resultados”, explica.

As equipes constantemente participam de jogos amistosos com times de outros municípios e campeonatos, como ocorreu no último dia 3 de agosto. O Vôlei Serra jogou com o time de Vitória, em Jardim Camburi.

Os jogos do vôlei adaptado seguem as mesmas regras do vôlei regular e são divididos em três sets com duração de meia hora cada. Cada set vale 15 pontos. Há seis jogadores em cada lado da quadra.

Quem quiser participar dos times basta ter idade acima de 60 anos e se inscrever na quadra poliesportiva.