Alunos da Serra voltam às aulas a partir de segunda-feira (1º)

O retorno será gradativo, no modelo híbrido, quando na semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade fica em casa

Alunos da Serra voltam às aulas a partir de segunda-feira (1º)

Texto: Andreia Soares - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Serra estão prontas para receber os alunos a partir de segunda-feira, dia 1º de março. O retorno às atividades escolares presenciais será gradativo, no modelo híbrido, quando na semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade fica em casa. Na semana seguinte essa ordem é invertida.

O secretário de Educação, Alessandro Bermudes, reforçou que assim garante-se o distanciamento seguro entre os estudantes nas salas de aula.

“Algumas turmas serão divididas em três grupos, e não só dois. Tudo para garantirmos que haverá segurança quanto ao distanciamento social”, informou.

A volta às aulas na Serra vai começar pelas séries finais, até chegar nos estudantes das séries iniciais. Assim como ocorrerá nos outros municípios da região metropolitana, na Serra, inicialmente os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola ou se eles ficam em casa e recebem o conteúdo de forma on-line (por computador ou celular) ou impressa. Nesse caso, o material é retirado na unidade.

Veja abaixo o calendário de volta às aulas na Serra:

1º de março: 8º e 9º anos - Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
15 de março: 6º e 7º anos - Ensino Fundamental
29 de março: 1º ao 5º ano - Ensino Fundamental

Educação Infantil

As atividades para crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra serão retomadas de forma on-line no dia 1º de março, para todas as turmas, considerando a Portaria Conjunta Sedu/Sesa nº1-R 08/08/2020, artigo 21, que inclui crianças menores de 5 anos como grupo de risco.

Melhorias estão em andamento ou já estão concluídas, em 47 unidades de ensino da rede municipal, como instalação de janelas para ampliar a ventilação natural, construção de banheiros, instalação de ventiladores, entre outras.

Além disso, a Secretaria de Educação (Sedu), juntamente com a Secretaria de Saúde (Sesa) da Serra, montaram um forte esquema de biossegurança para garantir que alunos e profissionais tenham um ambiente escolar seguro.

Foram instalados totens de álcool em gel e dispensers de sabonete líquido. Além disso, piso e superfícies de carteiras, mesas e bancadas foram demarcados para assegurar a distância mínima de 1,5m entre as pessoas. Ainda foram adquiridos termômetros digitais para a aferição da temperatura na entrada das escolas.