Descarte de Medicamentos

 DESCARTE DE MEDICAMENTOS

Sabe-se que os medicamentos são essenciais para resolver os males da saúde, porém quando a enfermidade passa, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xaropes nos frascos e até ampolas de injetáveis. Geralmente esses medicamentos ficam armazenados nos armários até perderem a validade e então são descartados de modo incorreto ou então reutilizados por pacientes desatentos (PRADO, online, 2010). 

Assim, observa-se a necessidade de orientação a respeito do descarte correto para conscientização dos usuários. Os profissioanais de saúde devem estar atualizados para realizarem a orientação correta, de forma a reduzir o descarte inadequado.

Segundo a Resolução da Anvisa, no Art. 93 da RDC 44/09, fica permitido às farmácias  e  drogarias  participar  do  programa  de  coleta  de  medicamentos  vencidos  para descarte pela comunidade, tendo em vista a preservação da saúde pública e a manutenção da qualidade  do  meio  ambiente,  considerando  os  princípios  da  biossegurança  de  empregar medidas técnicas, administrativas e normativas para prevenir acidentes (BRASIL, 2009).

No âmbito municipal, orientamos o fluxo abaixo a ser seguido pela população e profissionais de saúde.

 

 Recebimento

O paciente entrega os medicamentos sem uso ou vencidos na farmácia da unidade de saúde.

 

Acondicionamento

O funcionário acondiciona os medicamentos em uma caixa específica e identificada, como devolução de paciente.

 

Coleta e transporte

No dia préviamente agendado o caminhão do almoxarifado central da saúde procede o recolhimento das caixas.

 

Armazenamento

As caixas ficam separadas no almoxarifado central da saúde em local específico até o recolhimento pela empresa responsável.

 

Coleta e transporte final

A empresa recolhe os medicamentos dando a disposição final aos resíduos.