Formação de Agente Ambiental Mirim

A formação de Agentes Ambientais Mirins é uma iniciativa da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e tem por objetivo principal a sensibilização de crianças e adolescentes para as questões ambientais.

A formação é feita por meio de um Curso de Educação Ambiental, com diferentes módulos de estudo, além de oficina educativa e visita monitorada, que contribuirão para mudanças de hábitos e valores em relação ao meio ambiente, a fim de despertar a importância na adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, visando a preservação do meio ambiente.

Após a conclusão do curso, os formandos recebem certificado, uniforme e realizam juntos uma Ação de Intervenção Ambiental. E, continuam atuando como multiplicador, compartilhando o que aprendeu e desenvolvendo ações que visam a proteger o meio ambiente da nossa cidade e do seu bairro.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

• Grupos de no mínimo 30 e no máximo 40 pessoas.

• Participantes (faixa etária: de 08 a 14 anos)

• Presença de no mínimo 75% das atividades de formação

• Realizar as atividades não-presenciais – Dever de Casa

METODOLOGIA (Capacitação)

O solicitante tem a responsabilidade de fazer as inscrições e disponibilizar um local para realização do curso no bairro. O local (sala) deve conter cadeiras e uma parede branca para projeção dos slides.

A capacitação consiste em 02 (dois) encontros semanais (toda TERÇA e QUINTA), das 15h às 17h.

Antes da capacitação, o Projeto é apresentado aos inscritos e a comunidade.

Os módulos de estudo são:

Módulo 1

ÁGUA: FONTE DE VIDA! Uso racional e Desperdício

Módulo 2

SANEAMENTO AMBIENTAL - Doenças de veiculação hídrica

Módulo 3

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA VIDA - Conhecendo a história da Serra

Módulo 4

AS BELEZAS NATURAIS DA SERRA – UC’s, praias, lagoas e área de preservação permanente

Módulo 5

O LUXO DO LIXO - Consumo Consciente e Sustentável