Gerência de Alimentação Escolar - GAE

A Gerência de Alimentação Escolar visa planejar, elaborar, acompanhar e coordenar a execução do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) junto às unidades de ensino municipal da Serra. Além de coordenar a aquisição de gêneros alimentícios, bem como a manutenção de equipamentos e utensílios.

Com base no que prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, a Alimentação Escolar tem por objetivo contribuir para o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais. Além, da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais, objetivando garantir a continuidade da oferta de uma alimentação saudável e adequada, com a inserção de alimentos variados, valorizando a cultura, as tradições e os hábitos alimentares locais. Atendendo, portanto os percentuais diários de micro e macro nutrientes, adequados para cada faixa etária, atividade física e estado de saúde, inclusive dos que possuem restrição alimentar específica, em conformidade com a Resolução do FNDE nº 26/2013 e suas alterações.

A Secretaria Municipal de Educação da Serra por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atende atualmente aproximadamente 65.000 mil alunos matriculados na Rede Pública Municipal, nas etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das Entidades Filantrópicas Conveniadas (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE e Associação Pestalozzi), dados de junho 2019.

Os cardápios são elaborados pela Nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da SEDU/SERRA e, posteriormente são encaminhados via e-mail para todas as Unidades de Ensino.

A Rede Municipal de Ensino, também conta com 13 (treze) nutricionistas contratadas por empresa terceirizada, sendo que uma delas é Coordenadora Técnica de Nutrição responsável por 12 (doze) nutricionistas que prestam atendimento diretamente nas Unidades de Ensino. Estas nutricionistas são responsáveis pelas solicitações dos produtos, orientação, fiscalização e acompanhamento no preparo dos alimentos servidos, inclusive aos que apresentam restrição alimentar. Além disso, prestam atendimento às Unidades de Ensino no desenvolvimento de Projetos de Educação Nutricional direcionados aos estudantes matriculados.

Endereço:

Rua Putiri, 150, Ed. Raul Ribeiro - Caçaroca - Serra/ES - CEP : 29176-424