O que é Farmacovigilância e como Notificar?

Conceito

De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde - OMS, a Farmacovigilância compreende as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos.

Antes de serem registrados na Anvisa, os medicamentos são submetidos a uma avaliação rigorosa de eficácia, qualidade e segurança. Entretanto, algumas reações adversas - muitas vezes raras e graves - só são observadas após o uso do medicamento por uma grande quantidade de indivíduos ou por um longo período de tempo. Daí a importância de uma efetiva vigilância pós-comercialização dos medicamentos.

Como Notificar?

Para uma notificação, é preciso acessar o site da Anvisa no endereço: http://portal.anvisa.gov.br/farmacovigilancia e preencher as informações solicitadas no sistema NOTIVISA. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificará a Vigilância Sanitária do município após análise da queixa apresentada.

Em casos de dúvidas ou necessidades de ajuda, enviar e-mail para farmacia.sesa@serra.es.gov.br, que os registro das notificações e queixas enviadas no NOTIVISA serão providenciados. Após análise, o NOTIVISA encaminha resposta à Assistência Farmacêutica.