PERGUNTAS FREQUENTES

Como aderir ao Projeto de Educação Ambiental “De Olho no Óleo”?

A Associação de Moradores do bairro deverá entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental da SEMMA para assinatura do Termo de Adesão e recebimento dos materiais educativos e da bombona de coleta.

 

Como participar da Formação de Agente Ambiental Comunitário e/ou Mirim?

A Associação de Moradores deverá entrar em contato com o Departamento de Educação da SEMMA para solicitar o curso de formação em sua comunidade e receber o release do Projeto, com as orientações de participação.

 

O que o empreendedor deve fazer para cumprir a condicionante de educação ambiental de sua licença municipal?

A empresa poderá apresentar um projeto voltado à educação ambiental, em parceria com a comunidade do entorno do empreendimento, visando à sustentabilidade local, conforme disposto nos artigos 3°, 10, inciso V e 26 da Política Municipal de Educação Ambiental – Lei n°. 4.461/2016. A proposta deverá ser protocolada no Departamento de Educação Ambiental da SEMMA para análise e manifestação. Ou, o empreendedor poderá contribuir com a execução de Projetos de Educação Ambiental Municipal geridos pela SEMMA. Após a execução do projeto ou apoio as propostas municipais, o empreendedor recebe uma Declaração de Cumprimento de Condicionante de Educação Ambiental (DCCEA).

 

Como realizar uma visita monitorada nas áreas de importância ambiental da Serra?

As visitas poderão ser agendadas pelos telefones abaixo relacionados:

- Centro de Educação Ambiental Jacuhy (Rodovia do Contorno, km 275, Carapina) – (27) 3318-0438

- APA do Mestre Álvaro (Rua dos Estudantes, bairro Santo Antônio) – (27) 3291-2401

- APA da Lagoa Jacuném (Rua Dourados, Barcelona) – BPMA (27) 3636-1650

- Parque da Cidade (Avenida Norte Sul, Laranjeiras) – (27) 3338-7302 / 99815-6693

 

Como as escolas podem solicitar atividade educativa sobre os Recursos Naturais da Serra, com a utilização do Jogo de Tabuleiro “Na Trilha da Serra”?

A escola deverá encaminhar um Ofício à SEMMA, direcionado ao Departamento de Educação Ambiental, com as seguintes informações: série, nº de turmas, n.º de alunos, e se desenvolve alguma ação ou projeto de educação ambiental na escola.