Serra em Mapas

Mapas na gestão pública

O mapeamento geográfico da informação permite compreender, de forma intuitiva, informações críticas à gestão pública, bem como identificar tendências, entender e mensurar políticas, suportando o planejamento e controle de diversas ações estratégicas.

Na gestão pública as principais aplicações de geoprocessamento são o ordenamento e gestão do território, gestão ambiental, localização de equipamentos e serviços públicos, identificação de público-alvo de políticas públicas, otimização da fiscalização para fins de arrecadação, gerenciamento do sistema de transportes e da frota municipal, além de possibilitar a comunicação com os cidadãos.

 

A base de mapas da PMS

A base cartográfica - que forma a coleção de mapas da PMS - é constituída por um conjunto dos dados geoespacias digitais organizados em um banco de dados que permite a representação do território do Município da Serra. Os dados existentes nessa base têm diversas fontes e modos de produção que estão detalhados no Anexo I.

 

Gestão da Base Cartográfica

O Departamento de Geoprocessamento gerencia a infraestrura de geoprocessamento da PMS de forma a possibilitar a gestão integrada dos dados geográficos do Município e proporcionar a centralização do armazenamento e da segurança e o compartilhamento do acesso à base cartográfica. Atualmente os dados mapeados são armazenados em banco de dados (SQLServer) e disponibilizados para consultas, análises, adição ou manutenção dos dados por meio da publicação de serviços que podem ser acessados com as diversas ferramentas existentes de forma pública ou com usuário cadastrado e usando um computador ou um dispositivo móvel.

 

Sistema de mapas web (clique no link abaixo para acessar)

Civitas

 

Dados Georreferenciados (clique para baixar)

Resultado de imagem para icones documentos Base Cartográfica Georreferenciada (dwg e shp)

Resultado de imagem para icones documentos Marcos Geodésicos