15 ações já implantadas para gerar emprego e renda na Serra

15 ações já implantadas para gerar emprego e renda na Serra

15 ações já implantadas para gerar emprego e renda na Serra


Texto: por Samantha Dias

A Prefeitura da Serra uniu esforços de várias secretarias e criou um grupo de trabalho específico para pensar e adotar estratégias diferenciadas que possam aumentar a geração de emprego e renda no município.

Em sete meses de atuação (de janeiro a julho deste ano), quinze ações já foram implantadas, com bons resultados, de acordo com a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Lauriete Caneva. No total, são 29 propostas elaboradas ? as restantes continuam a ser planejadas para execução.

?Compromisso com a geração de emprego e renda é uma das marcas da gestão do prefeito Audifax. A crise econômica atingiu em cheio as famílias. Mas o mercado volta a se recuperar na Serra e temos que adotar medidas que impulsionem mais vagas de emprego, mais qualificação, mais empreendedorismo, mais investimentos e facilidades para esses investidores. O plano de ação direciona os trabalhos que já estão sendo feitos para movimentar o mercado econômico e de trabalho na cidade?, afirmou a secretária Lauriete Caneva.

O grupo de trabalho inclui as secretarias de Trabalho (Seter), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Meio Ambiente (Semma), de Planejamento Estratégico (Seplae), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Assistência Social (Semas), de Saúde (Sesa), de Turismo (Setur), de Educação (Sedu), da Fazenda (Sefa) e Coordenadoria de Governo (CG).

 

Confira as ações já adotadas:

- Inclusão nos termos de compromisso das empresas que forem solicitar licenciamento ? para instalação ou ampliação - na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e licenciamento ambiental na Secretaria de Meio Ambiente (Semma) a informação sobre contratação de mão de obra local por meio do Sine. A divulgação das oportunidades pelo Sine é a forma mais democrática de divulgar as vagas para todos os interessados.

- Elaboração e publicação da Lei nº 4.828, que determina que empresas fornecedoras de serviços e obras contratadas ou conveniadas com a prefeitura devem reservar de 5 a 15% de suas vagas para adolescentes e jovens aprendizes com idade entre 14 e 24 anos moradores da Serra. A contratação vai acontecer por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

- Ampliação da lista de dispensa de licenciamento para micro e pequena empresa. Agora, 152 atividades estão dispensadas de terem que pedir licenciamento, o que permite iniciar as atividades com mais rapidez.  Por exemplo: cerimoniais e casas de festa com área total menor que 500m2, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, cozinha industrial, distribuidora de jornais e livros, farmácias homeopáticas e de manipulação, fábricas de cerveja, chopes e malte, entre outras.

-Criação do portal de emprego ?Serra + Emprego? com a função ?Alerta de vagas?, onde os trabalhadores podem se cadastrar e receber, por e-mail, as vagas de emprego abertas de acordo com seu perfil profissional. Nesse mesmo portal podem ser visualizadas todas as oportunidades de trabalho para o dia seguinte, e pode ser feito o agendamento para seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho, o que traz facilidades ao morador.

- Implantação de um sistema para controle de atendimento no Sine. As senhas serão eletrônicas e será calculado o tempo que o cidadão aguardou ser chamado, assim como a duração do seu atendimento. Ao final, ele vai avaliar sua satisfação. Os relatórios gerados pelo sistema vão permitir análise dos pontos que precisam ser melhorados, visando um atendimento de excelência.

- Ampliação da oferta de vagas em cursos de qualificação profissional e implantação de um sistema de controle dos alunos matriculados. No primeiro semestre de 2017, foram oferecidas 860 vagas em capacitações e, no mesmo período deste ano, foram 1.416 vagas. O sistema de acompanhamento traça o perfil dos matriculados, daqueles que desistiram de acompanhar as aulas, quais são os cursos mais demandados e também acompanha quem foi absorvido pelo mercado de trabalho.

- Ampliação e reestruturação do Departamento de Economia Solidária para dar mais visibilidade às associações de artesãos e para a realização de mais ações para o público que tem a economia solidária como fonte de renda.

- Reativar as unidades móveis do Sine e do Ciampe (Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa). A primeira leva, semanalmente, todos os serviços oferecidos no Sine aos bairros, como cadastro do trabalhador, encaminhamento às vagas de emprego, agendamento de carteira de trabalho e seguro-desemprego. Já o Ciampe móvel também estaciona em bairros do município dando orientações aos empreendedores sobre como abrir uma empresa, formalizar o seu negócio, emitir nota fiscal eletrônica, como conseguir informações sobre alvarás, crédito para investimento e cursos.

- Identificar as empresas que vão ser abertas no município, por meio do sistema Simplifica Serra, e sensibilizá-las, também com visitas, para incluir as vagas de emprego no Sine. A divulgação dos serviços oferecidos no Sine acontece também durante o processo de licitação e, no momento da assinatura do contrato, elas já fazem um cadastro no Sine para divulgação das vagas.

- Implantação do projeto Qualificação para o Empreendedorismo, que qualifica os alunos de cursos profissionalizantes voltados ao empreendedorismo sobre como abrir o próprio negócio, como conseguir crédito para investimento, cumprimento de normas da vigilância sanitária, e muito mais.

- Articulação com Sesi/Senai, Senac e FEAD para oferecerem mais vagas gratuitas em qualificação profissional.

- Estruturação e expansão do projeto de Orientação Profissional realizada pela Seter, com a inclusão de parcerias com empresas e faculdades. A Orientação Profissional trata de temas importantes, como: elaboração de currículo, como se portar e se apresentar em entrevistas de emprego, vestimenta apropriada, perguntas que podem ser feitas e aquelas que devem ser evitadas, entre outras coisas.

- Articulação junto ao Governo do Estado para atrair empresa de outros Estados e de outros países