150 moradores vão para sala de aula para aprender a proteger o meio ambiente

Água, esgoto, lixo, coleta seletiva, importância da preservação de praias, lagoas e cinturões verdes são alguns dos assuntos que 150 moradores de dois bairros da Serra vão aprender para se tornarem agentes ambientais e proteger o meio ambiente em suas com

150 moradores vão para sala de aula para aprender a proteger o meio ambiente


Texto: Gabriela Conti - Foto: Pixabay

Água, esgoto, lixo, coleta seletiva, importância da preservação de praias, lagoas e cinturões verdes são alguns dos assuntos que 150 moradores de dois bairros da Serra vão aprender para se tornarem agentes ambientais e proteger o meio ambiente em suas comunidades.

 

É que nesta semana começam as aulas de duas turmas do curso Agentes Ambientais Comunitários, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) que visa sensibilizar as comunidades e promover mudanças de hábitos e valores em relação ao ambiente.

Uma das turmas será iniciada nesta quarta-feira (29), com 100 alunos moradores do bairro Lagoa Jacaraípe. Os encontros acontecerão uma vez por semana, das 19h às 20h30, na Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida.

Já na quinta-feira (30) começam as aulas de 50 alunos inscritos em Manoel Plaza, que frequentarão o curso no Centro Comunitário do bairro.

Após a capacitação, os alunos vão elaborar um projeto com ações de intervenção ambiental em suas comunidades e vão receber certificado com carga horária de 60 horas, além de uniformes para atuarem em seus bairros como verdadeiros defensores da natureza.

Agente Ambiental Comunitário

O curso Agente Ambiental Comunitário é ganhador do Prêmio Ecologia 2006 na categoria Experiência de Sucesso. 

As turmas são formadas por, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 participantes com idades acima de 15 anos. As inscrições devem ser feitas pela Associação de Moradores da comunidade, que também é a responsável por definir o local de realização do curso. O local deve conter cadeiras, uma mesa e uma parede branca para projeção dos slides. Para protocolar o pedido do curso, a Associação de Moradores deve entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental, pelo telefone 3291-2401.

 

Os módulos do curso são:

1º módulo: Serra e sua história

2º módulo: Introdução à Educação Ambiental

3º módulo: Recursos hídricos (Água e esgoto)

4º módulo: Resíduos Sólidos (Coleta Seletiva e a Regra dos 5R’s)

5º módulo: Recursos Naturais da Serra (APA's, praias, lagoas, cinturões verdes)

6º módulo: Prática da Educação Ambiental

Planejamento da ação de intervenção ambiental no bairro

Definição das atividades e tarefas de cada formando na ação de intervenção ambiental

Organização da formatura

7º módulo: Visita Monitorada pelo município

8º módulo: Realização de uma Ação de Intervenção Ambiental no bairro