Ação educativa sobre andada do caranguejo em Manguinhos e Jacaraípe

A ideia é conscientizar comerciantes e clientes sobre a proibição de consumo e comercialização do crustáceo nesta época de reprodução.

Ação educativa sobre andada do caranguejo em Manguinhos e Jacaraípe


Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

Domingo (7) começa mais um período de andada do caranguejo-uçá. Mas nesta quinta-feira (4), as equipes de Fiscalização e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) vão estar nos bares e restaurantes da orla de Manguinhos e Jacaraípe realizando ações educativas sobre o período.

A ideia é conscientizar comerciantes e clientes sobre a proibição de consumo e comercialização do crustáceo nesta época de reprodução. A ação será a partir das 18h. Haverá distribuição de material informativo e botons com a frase: “Período de defeso, nós respeitamos”.

Andada

O quarto e último período da andada do caranguejo-uçá começa no domingo (7) e vai até o dia 14 de abril. Isso significa que estão proibidas a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie Ucides cordatus.

Durante a andada, caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento, tornando-se presas fáceis. A medida tem como objetivo, portanto, zelar pela manutenção da espécie, já que a andada é o período reprodutivo dos caranguejos.

Nestes dias, a Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), fica de olho em mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais para coibir a venda do crustáceo.

Se a Fiscalização apreender caranguejo vivo, ele será, preferencialmente, devolvido ao seu habitat natural. Quem for pego desrespeitando a lei será multado em R$ 50, por unidade de caranguejo, e ainda responderá por crime ambiental.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321 / 0800 2839780.

Confira o período de andada:
4º Período: de 07/04/2019 a 14/04/2019.