Alunos da Serra têm aulas com doutores americanos

O intercâmbio faz parte do programa Baylor in Brazil, voltado para a educação em saúde internacional

Alunos da Serra têm aulas com doutores americanos


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Três escolas públicas da rede municipal de ensino receberam, nesta semana, uma equipe de especialistas americanos para dar aulas palestras para a garotada do 5º ao 9º ano. O intercâmbio faz parte do programa “Baylor in Brazil”, voltado para a educação em saúde internacional.

A equipe, formada por doutores, enfermeiras, agentes comunitários, pesquisadores e alunos da Universidade de Baylor (Waco, Texas, Estados Unidos) tem trabalhado com temas voltados para adolescentes, como exercícios, alimentação saudável, imagem de corpo e relacionamentos saudáveis. O trabalho já é desenvolvido há 11 anos.

Nesta edição, as palestras tiveram duração de 50 minutos e foram aplicadas no contraturno para os alunos. Os temas escolhidos foram: Sistema Reprodutor masculino e feminino; Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis; Bullying e violência; Meu futuro brilhante.

Segundo o professor e incentivador do intercâmbio Sérgio Wetler, os alunos ficaram encantados com a programação. “A equipe trouxe muita novidade, de forma dinâmica, para dentro da escola. Esta será a segunda vez que a escola Maria Anselmo recebeu o grupo. A experiência foi positiva”, destacou.

A diretora da Emef Profª Maria Magdalena Pisa, Aline Prata, também comentou que é de fundamental importância o desenvolvimento desses eventos na escola, pois estratégias diferenciadas despertam a curiosidade dos alunos para os temas propostos. Além disso, há troca de experiências entre os envolvidos e o contato com a língua ingles.

Serviço:

Escolas: Terça-feira (18): EMEF Maria Anselmo (Alterosa); Quarta-feira (19): Emef Professora Maria Magdalena Pisa (São Geraldo); e Quinta-feira (20): EMEF João Paulo II (Jardim Carapina)


Assuntos: Sistema Reprodutor (Ciclo ovárico e endometrial (feminino) e desenvolvimento do espermatozoide (masculino); Problemas para o desenvolvimento do bebe com álcool e fumo;  Herança genética; Prevenção de gravidez, e outros).  Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis (Tipos de DST e fatores de risco;  Tratamento de DST; e outros); Bullying e Violência (O que é bullying?; Características do agressor; Como prevenir o bullying); Meu Futuro Brilhante (Como vou conseguir o futuro que desejo? Como se recuperar de escolhas já feitas?)