Alunos fazem sabão ecológico com óleo de cozinha usado

Sabe aquele óleo de cozinha que não tem mais serventia para você? Ele pode ser usado na fabricação de sabão ecológico e, assim, ajudar o meio ambiente e até gerar economia para a sua casa, escola ou escritório.

Alunos fazem sabão ecológico com óleo de cozinha usado

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Semma/PMS

Os alunos do 6º e do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Julite Miranda Freitas, em Nova Almeida, por exemplo, estão recolhendo o óleo usado nas casas do bairro para fazerem sabão ecológico na escola.

De acordo com a professora Lorena Aranha, que coordena o projeto De Olho no Óleo da escola Julite, já foram armazenados 90 litros de óleo na escola. “Na próxima quarta-feira, dia 29, vamos fazer o sabão na escola”. Lorena conta que já fez testes em casa, para dar tudo certo na hora. “Os alunos já estão até usando o sabão que fiz em casa”, contou.

Ela afirma que é fácil o processo de produção. “Além de ser super simples fazer o sabão, a reutilização do óleo ajuda muito o meio ambiente. Sei que não vamos salvar o planeta fazendo isso, mas, por meio do projeto, estamos formando atores que podem contribuir para o meio ambiente. Um litro de óleo pode poluir cerca de 20 mil litros de água, ou seja, só com os 90 litros acumulados na escola estamos evitando que 1,8 milhão de litros de água sejam atingidos”, ressaltou.

Você sabia?

O prédio da sede da Prefeitura da Serra conta com um ponto de entrega voluntária (PEV) de óleo de cozinha usado.

A bombona está devidamente identificada e localizada na entrada da PMS, para que os servidores e moradores do entorno possam descartar o óleo de maneira adequada. Lembrando que o óleo deve ser acondicionado em uma garrafa pet tampada antes de ser descartado na bombona.

A iniciativa faz parte do projeto de educação ambiental De Olho no Óleo, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) desde 2014, que está presente em 78 bairros do município e em 55 condomínios residenciais.